As estatísticas dão conta do significativo aumento das doenças causadas por problemas renais. Por este motivo, o vereador Edison da Creatinina (PV) apresentou, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei n° 844/2011, que solicita a inclusão do Dia Mundial do Rim no Calendário Oficial da Cidade.
A iniciativa pretende atrair a atenção da população para identificar, o mais cedo possível, quem corre o risco de ter insuficiência renal ou outro tipo de doença do rim. A comemoração no município será toda segunda quinta-feira do mês de março, data que já é comemorada mundialmente.
Projeto esportivo
O vereador Ciro Fernandes, de Cantagalo, é autor do projeto de lei que visa a promoção de integração e a prestação de atividades esportivas, recreativas e de lazer.
O projeto visa dispor sobre a política municipal de promoção e integração entre as atividades esportivas, recreativas e de lazer voltadas para o munícipe em idade escolar e para sua família.
Concurso
A Câmara Municipal de Cordeiro já publicou a resolução que cria cargos e vagas de provimento efetivo, pelo regime estatutário, visando a abertura de concurso público até o final de junho deste ano.
Conforme a resolução, foram criadas 29 vagas em seis cargos: contador (3), assessor jurídico (4), auxiliar administrativo (14), técnico de contabilidade (3), auxiliar de serviços gerais (3) e motorista (2). Segundo a Câmara, o edital será homologado até 30 de junho.
Fraco apoio
Em Nova Friburgo, o vereador Luciano Faria disse, em entrevista, que tanto o prefeito eleito Heródoto Bento de Mello, ainda de licença médica, quanto o vice Dermeval Barboza Moreira Neto, afastado judicialmente, tem, agora, fraco apoio político e popular para retomarem aos cargos. Após o recesso parlamentar, disse ser necessária a avaliação de medidas de normalidade legal para estabilizar o governo municipal e, neste ano eleitoral, preparar a transição de governo.
Acesso de pessoas portadoras de deficiência
Dentro de seis meses, hotéis e motéis estabelecidos no município de Nova Friburgo terão que adaptar suas instalações a fim de garantir o acesso de pessoas portadoras de deficiência. É o que prevê a lei municipal 4.005, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Sérgio Xavier.
Os hotéis e motéis também têm que reservar 2% de seus quartos e apartamentos para essas pessoas, com um mínimo de um, quando com mais de 50 unidades. As adaptações contidas na lei serão definidas em conformidade com o disposto na Norma Brasileira número 9.050/94, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou a que vier substituí-la.
Elevação de níveis
O vereador Luciano Batatinha sugeriu à Prefeitura de Cordeiro que eleve para 9% a progressão dos níveis constantes da lei 1.632/2011. Com isso, os atuais 6% passariam param 15%. “A medida vai ao encontro do processo de valorização do magistério, já iniciado pelo município, sendo certo que a medida possui grande apelo social, já que a educação deve ser a base de uma nação”, garante.
Moção Especial de Louvor aos Bombeiros
Em cerimônia realizada pelo 6º Grupamento de Bombeiros Militares de Nova Friburgo, em 12 de janeiro, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, em homenagem aos bombeiros que participaram do resgate às vítimas da tragédia de janeiro de 2011, o vereador Edson Flávio entregou a Moção Especial de Louvor aos Bombeiros, proposta por ele e aprovada por unanimidade pelo Legislativo. O evento prestou, ainda, uma homenagem especial aos três bombeiros que morreram no deslizamento da Rua Augusto Spinelli.
Ato ecumênico
Os vereadores da Câmara de Nova Friburgo prestigiaram o ato ecumênico que lembrou a catástrofe de janeiro de 2011. Os representantes do Legislativo também participaram da cerimônia realizada pelo 6º Grupamento de Bombeiros Militares de Nova Friburgo, em homenagem aos bombeiros que participaram do resgate às vítimas da chuva de janeiro de 2011.
Trabalho conjunto
O vereador afastado e atual secretário de Saúde de Nova Friburgo, Renato Abi-Râmia, reuniu-se com os representantes dos hospitais Day, Unimed, São Lucas, Raul Sertã, Maternidade e UPA para discutir um plano de contingência de desastres, integrando as duas redes, para caso haja alguma eventualidade todos estejam preparados para receber as vítimas.