A Secretaria de Cultura de Cantagalo prestou uma homenagem ao guitarrista cantagalense Bruno Palma. O músico, de 22 anos, recebeu um certificado de honra ao mérito e uma placa, entregues pelo secretário de Cultura, Rafael Carvalhaes, e pelo prefeito Guga de Paula.
Bruno Palma, recém-formado em engenharia pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e estagiário na área na Holcim, fábrica do Polo Cimenteiro de Cantagalo, foi o vencedor do Concurso Cultural Vinheta Santo Ângelo, de nível nacional, realizado pela fabricante de cordas de guitarra Santo Ângelo para a escolha de uma nova vinheta para utilização no seu canal no You Tube. A vinheta produzida pelo músico cantagalense já está no ar, sonorizando a abertura do canal. E é por puro hobby, pois a premiação nem é atrativa. Os finalistas, do quinto ao primeiro lugar, receberam apenas uma camiseta, uma correia, um porta-palheta e um cabo da linha standard.
Para Mateus Asato, um dos jurados do concurso, foi muito difícil chegar ao resultado final devido à qualidade das vinhetas produzidas pelos participantes. “Mas era preciso escolher somente uma. Chegamos ao consenso de que a vinheta criada pelo Bruno (Palma) foi aquela que conseguiu juntar o máximo de características que se adequavam àquilo que a música tema pedia. Em minha opinião, como o concurso se tratava da escolha de uma nova vinheta, o principal critério que avaliei foi o conjunto de feeling, técnica e frases bem elaboradas usadas na medida certa. Muitas vezes, aquilo considerado simples pode fazer mais sentido numa música do que aquilo que exige tanta complexidade, e Bruno conseguiu demonstrar isso muito bem”, disse. Hussein Haddad, outro dos jurados, disse: “além disso, Bruno mostrou não apenas um solo, mas algo construtivo, que ficou bem voltado a uma vinheta, sem contar a qualidade de áudio, que ficou ótima”, destacou.
Durante conversa na Prefeitura com o secretário de Cultura Rafael Carvalhaes, Bruno Palma disse que, mesmo trabalhando e estudando, nunca deixou a música. “À noite, não tenho outra coisa para ocupar meu tempo, então é a hora que utilizo para tocar, compor, gravar, enfim, a música é uma coisa que está na veia, a gente nasce com ela, é uma paixão”, comentou, acrescentando que, atualmente, muitos músicos como ele se destacam apenas pela internet, em canais como o You Tube. “É possível fazer sucesso, se tornar conhecido no país e até no mundo utilizando apenas a internet”, contou.
Bruno Palma revelou que pretende lançar um álbum em breve. “Estou em produção, uma fase que dá trabalho”, afirmou. Mas a grande revelação veio quando ele disse que pretende escolher três ou quatro músicas compostas pelo maestro cantagalense Joaquim Naegele, famoso por dobrados para bandas de músicas, e adaptá-las para guitarra. “Sei que será um trabalho difícil, pois envolverá vários tipos de guitarra, mas preciso prestar esta homenagem a esse grande talento de Cantagalo, reconhecido no mundo inteiro e que nem os cantagalenses têm noção disso”, disse, acrescentando que músicas do maestro de Cantagalo são comuns em repertórios de orquestras famosas pelo mundo inteiro.