A Escola de Samba Viradouro, de Niterói, é a grande campeã do Carnaval Carioca de 2020. A vitória da agremiação veio pelas mãos de um cantagalense: o carnavalesco Tarcísio Zanon – nascido e criado no distrito de Santa Rita da Floresta, em Cantagalo – que comandou a escola de Niterói junto com o companheiro Marcus Ferreira.
O enredo “Viradouro de alma lavada” falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itapuã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria. Este é o segundo título da escola. A escola de Niterói foi campeã do Grupo Especial do Rio em 1997. No ano passado, ela foi vice-campeã com um enredo sobre histórias encantadas.
“[Os carnavalescos] Marcos e Tarcísio corresponderam, conseguiram nos trazer o enredo, dentro de algumas opções. Quando a gente viu esse enredo, a gente se apaixonou, uma história representativa, uma história muito bonita, que nos honrou muito fazer. Tenho certeza que está em festa Itapuã, a Bahia está em festa“, disse o presidente da Viradouro, Marcelo Calil.
Tarcisio Zanon é natural de Santa Rita da Floresta. filho de Guilherme Antônio Zanon de Souza e Aparecida Cruz Souza. Ele iniciou sua vida artística ainda muito pequeno, quando sem nenhum curso de arte ou ensinamento, começou a desenvolver seu talento na pintura de quadros. Foi carnavalesco da Escola de Samba de Santa Rita da Floresta onde deu inicio a sua vida artística envolvendo-se com o carnaval.
Tarcisio Zanon é formado no curso de Designer Gráfico e posteriormente fez pós- graduação na Universidade Veiga de Almeida em “Carnaval e Figurino”.
Em 2014 foi convidado pela Estácio de Sá para ser assistente de carnaval do carnavalesco Jack Vasconcelos. Em 2015, foi campeão junto do carnavalesco Amauri Santos, alcançando a elite do Carnaval carioca. No ano seguinte, trabalhou no Grupo especial com Chico Spizona, ganhando o prêmio de Estandarte de Ouro com a Ala das Baianas.
Em 2019 como carnavalesco da Estácio de Sá , foi campeão da Serie “A” levando a escola de volta ao Grupo Especial. Nesse ano foi contemplado com os prêmios de Melhor Carnavalesco e melhor figurinista pela Revista Plumas e Paetês Cultural, melhor Carnavalesco e melhor figurinista-conjunto alegórico, pelo site 100% Carnaval, Melhor Carnavalesco pelo Yutube Beleza, e melhor conjunto alegórico pelo Site Carnavalesco.
No Carnaval deste ano. acompanhado de Marcus Ferreira, Tarcisio Zanon mostra mais uma vez o seu talento no carnaval ao ser campeão do Grupo Especial com a Escola de Samba Viradouro, de Niterói.
“Me lembro de quando era criança e o primeiro desfile que me apaixonei foi o de 97, com a Explosão do Universo. Poder estar na Viradouro junto com o meu companheiro e trazer o título para Niterói é um sonho realizado. Eu ainda nem estou acreditando, mas estou muito feliz e de alma lavada como diz o enredo“, disse Tarcísio Zanon.