Com relação à programação, a abertura acontece na sexta-feira, dia 17, com o bloco ‘Jovens de Ontem’. O tradicional e irreverente ‘Bloco das Piranhas’ fecha a noite de desfiles e, em seguida, acontece o primeiro baile popular na Avenida Raul Veiga. Ao todo, serão sete bailes, sendo cinco noturnos e duas matinês.
No sábado, desfilam os blocos ‘Bebe Javali’, ‘Kamaleão’ e ‘Honga Bonga’, que servirão de ‘aperitivo’ para a chegada da Imperatriz de São Manoel, primeira escola de samba a levar o seu brilho à passarela do samba.
No domingo, a festa começa às 17 horas na primeira matinê com direito a banho de espuma. Depois desfilam os blocos ‘Ai se eu te pego’, ‘Uai to Aí’ e ‘Terremoto’. Em seguida, se apresenta a Escola de Samba Unidos do Rodolfo, a tradicional Verde e Branca da comunidade do bairro Rodolfo Gonçalves.
A segunda-feira de folia será aberta pela ‘Turma Brincarte’, para a alegria da criançada, a partir das 18 horas. Às 21 horas, desfila o bloco ‘Nação Rubro Negra’ e, em seguida, o ‘Blocozão’. A noite de desfiles será encerrada pela Escola de Samba Mocidade Independente de Cordeiro, uma das agremiações mais antigas e tradicionais do interior fluminense.
No último dia de Carnaval, haverá matinê com banho de espuma. Às 19 horas, começam os desfiles. Primeiro passam os blocos ‘Família Tricolor’, ‘Vem kum Nós’ e ‘Olodum’. Depois se apresenta a Escola de Samba Acadêmicos do Retiro, oriunda do bairro mais populoso do município.