Jovens de Cantagalo se destacam na Maratona Euclidiana 2011

Laís venceu a tradicional Maratona Intelectual Euclidiana de 2011, realizada em São José do Rio Pardo. A prova dissertativa foi realizada em 15 de agosto, data de morte de Euclides da Cunha, dentro da Semana Euclidiana, que acontece há 99 anos consecutivos. O evento conta com a participação efetiva de estudiosos que se unem para discutir a vida e a obra do escritor através de palestras, ciclo de estudos, conferências, maratonas estudantis, desfile, exposições, episódio republicano e romaria cívica ao recanto euclidiano.

Laís participou pela primeira vez dos eventos euclidianos em São José do Rio Pardo, e conseguiu amealhar o maior prêmio da Maratona Estudantil. Além de bolsista do Projeto 100 Anos Sem Euclides e responsável pelo blog do projeto, Laís envolveu-se profundamente com a comunidade escolar do Alto do Floresta, bairro dos mais afetados pelas chuvas em Nova Friburgo, implantando lá um núcleo de contação de histórias e oficinas de redação, junto com outros três bolsistas do projeto. Laís foi coordenadora do Centro Acadêmico da Faculdade de Letras da UFRJ, além de ter sido contemplada com nota máxima na Jornada de Iniciação Científica (JIC 2011) da universidade, apresentando um trabalho exatamente sobre Euclides da Cunha, intitulado ‘Euclides da Cunha: uma expedição pelas palavras de um Brasil ignoto’.

Já Rick Azevedo, atual gestor cultural do Ponto de Cultura ‘Os Serões do Seu Euclides’, instalado na Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo, é ligado ao Projeto 100 Anos Sem Euclides. Ele cursou letras e cursa pedagogia pela UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Envolveu-se com mais afinco no movimento euclidiano quando assumiu a gestão cultural do Ponto de Cultura, participando da Semana Euclidiana de 2008 e 2011 (nesta ocasião, apresentando um belo trabalho sobre as atividades do Ponto de Cultura).

Na área de ensino médio, segundo lugar foi de Igor Ferreira, também de Cantagalo

Igor Ferreira foi o cantagalense melhor colocado na Maratona Euclidiana de 2011, em São José do Rio Pardo, tendo ficado em segundo lugar na Área de Ensino Médio. Foi sua primeira participação na Semana Euclidiana. Igor Ferreira tem uma história bastante peculiar e “sertaneja”, na acepção que Euclides dava a esta palavra: viveu a vida inteira em um dos distritos mais distantes de Cantagalo, São Sebastião do Paraíba, a cerca de 40 quilômetros do Centro da cidade. Estudou até o 8º ano na própria localidade, na Escola Estadual Coronel Manoel Marcelino de Paula, e somente foi “estudar na cidade” há quatro anos, tendo completado o ensino médio no Colégio Euclides da Cunha, da rede particular de ensino.

Leitor feroz desde pequeno, viajou por páginas tão diversas quanto as de Machado de Assis, de Jô Soares ou de J.K. Rowling (autora de Harry Potter, para ele, uma paixão confessa). Até chegar a Euclides, foi um percurso leitor matizado de várias influências, que o fizeram desenvolver o gosto pela escrita. Igor conta que seus prêmios “…tanto de poesia quanto de prosa me incentivam a prosseguir escrevendo, bem como meus amigos e fiéis leitores”.

Em dezembro, ele foi agraciado com o primeiro lugar no Concurso de Narrativas Euclidianas, realizado pelo Ponto de Cultura ‘Os Serões do Seu Euclides’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email