No primeiro o jogo foi bastante equilibrado, com poucas oportunidades de ambos os lados, mas, nada de gols. No segundo tempo, a equipe de Cantagalo foi melhor, pressionando o tempo todo, mas o gol insistia em não sair. O goleiro de Macuco pegou pelo menos duas bolas perigosas. Por outro lado, na segunda etapa, o goleiro da Seleção de Cantagalo teve pouco trabalho. O resultado foi o encerramento em 0 a 0 e a decisão na cobrança de pênaltis, com Cantagalo levando a melhor.
Antes da grande final, foi realizada a decisão do terceiro lugar, disputado entre Trajano de Moraes e Lavrinhas, que representou o município de Cordeiro na competição. Trajano ficou com a terceira posição após vitória, de virada, por 2 a 1.
O jogo também foi bastante equilibrado, mas, ainda na metade do primeiro tempo, Lavrinhas abriu o placar e levou o resultado positivo para os vestiários. No segundo tempo, pressão total e melhor posicionamento em campo da equipe de Trajano de Moraes. Resultado: os trajanenses empataram a partida logo no início do segundo tempo e, por volta da metade da etapa final, marcou o gol da vitória no jogo, assegurando o troféu de terceiro lugar.
O troféu da equipe foi entregue fora de campo pelo secretário de Turismo e Esportes, Raphael Jevaux, que também representou o prefeito Guga de Paula (PP). A entrega fora de campo se deveu ao fato de a equipe de Trajano de Moraes preferir não aguardar a solenidade de premiação, que seria realizada somente após a grande final. Além de Jevaux, também estiveram presentes aos dois jogos o assessor de Esportes, Manoel Eurico Miranda da Silva; o assessor de Turismo, José Alfeu Júnior, o Piri; e o diretor de Certames e Lazer de Cantagalo, Janílson Meireles. Acompanhando a equipe vice-campeã de Macuco estava o diretor de Esportes da Prefeitura de Macuco, Diogo Latini.
Os garotos que participaram dos dois jogos foram observados pelo coordenador da equipe do Audax Rio de Janeiro Esporte Clube, Mário Jorge, que percorre o interior em busca talentos. O clube participa da Série B do Campeonato Carioca.
A Copa Cantagalo de Futebol Sub-18 foi realizada em três dias. Foram seis times: Cantagalo, Trajano de Moraes, Lavrinhas, Macuco, Nova Friburgo e Bom Jardim.