No dia 21 de março deste ano, o gerente Geral e o médico responsável pela unidade Cantagalo da empresa Votorantim Cimento, Joelcio de Oliveira e Marcus Sá, respectivamente, se prontificaram a participar de uma reunião com os secretários Municipais de Saúde e Governo, Márcio Barbas e Eduardo Medeiros para esclarecem alguns fatos, haja vista o desencontro de informações que ocorrem nas redes sociais.
Esclareceram que houve, sim, uma “parada de forno” na Votorantim, que se iniciou no dia 02 de março deste ano, antes do surgimento de contágio comunitário no Brasil do coronavírus.
Destacaram que, diferentemente do divulgado em grupos nas redes sociais, vieram cerca de 60 (sessenta) trabalhadores de outras regiões neste período, e que os demais envolvidos são trabalhadores das cidades vizinhas, e que todos passaram por exames e avaliação no início do ingresso das atividades na unidade.
Foi detalhado o plano de higiene e conscientização propagado pela empresa aos seus colaboradores, bem como que estão sendo realizadas avaliações clínicas no início da atividade laborativa diária.
Por fim, destacaram que os serviços não essenciais para a atividade foram suspensos e que a manutenção do equipamento tem previsão de término nesta semana.
Em oportuno o Município de Cantagalo informa que o período de incubação, que é o tempo entre a contaminação e o aparecimento de sintomas, pode ser de 7 a 14 dias.