Exposição sobre Carnaval continua até 2 de março
Idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a ‘Exposição Lincoln Eugênio Vieira – Cantagalo, Carnavais de Outrora’ é o maior sucesso. Aberta no dia 16 de fevereiro, às vésperas do Carnaval, a mostra atraiu, até porque o tema é mesmo voltado à folia cantagalense de todos os tempos. Além disso, a mostra homenageia Lincoln Vieira, falecido ano passado, e que era o detentor da maior parte das fotos do acervo.
A Secretaria de Cultura informou que a exposição, montada na Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias, prossegue até o dia 2 de março, sempre a partir das 14 horas. No acervo, belas fotos do Carnaval de todos os tempos em Cantagalo, um verdadeiro passeio histórico-cultural-fotográfico pelo Carnaval da cidade, além de croquis e fantasias.
O mais interessante é que o visitante ainda pode utilizar as fantasias em exposição, sob orientação da equipe da secretaria, para tirar fotos em frente aos painéis que estão expostos. Entre as curiosidades, fotos da época em que os carros alegóricos eram puxados por animais, como os burros.
Para quem ainda quiser visitar a mostra, a Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias fica na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, s/nº, no Centro da cidade, prédio do antigo Colégio Cenecista Cantagalo.
Mocidade de Boa Sorte: A azul e branca de Boa Sorte, quinto distrito, tomou conta da avenida no último dia de folia na cidade, a terça-feira gorda de Carnaval
A Mocidade Independente de Boa Sorte, a Azul e Branca do quinto distrito, desfilou no último dia de folia este ano, a terça-feira gorda, 21 de fevereiro. Ela desceu a passarela do samba apostando suas fichas nas cores e na criatividade nos carros alegóricos, que agradaram o público.
Contando com cerca de 130 foliões, a escola desceu a passarela mostrando que a escola é capaz de mostrar e contar sua história com garra e beleza na avenida, coroando o trabalho preparatório de toda equipe e da diretoria da agremiação.
A fórmula adotada, que misturou mito, fantasia, alegria e amor, como disse o próprio presidente da agremiação, Arthur Ismério de Oliveira, deu certo e encantou o público, que delirou e aplaudiu as belas fantasias apresentadas pela escola, que ainda mostrou seu Carnaval em casa, no quinto distrito de Boa Sorte.
Enxuta este ano, embora tenha desfilado um pouco maior que em 2011, a escola passou pela avenida com a comissão de frente, várias alas e três carros alegóricos, bem caprichados em luxo e beleza, destacando parte da história contada no enredo, que apostou em tecnologia e saudade.
O presidente Arthur Ismério de Oliveira e diretoria foram convidados ao palanque para receber o troféu de participação da escola no CarnaGalo Folia 2012, entregue com participação do prefeito Guga de Paula (PP); do secretário de Turismo, Esportes, Certames e Lazer, Raphael Jevaux; do vice-prefeito Jorge Farah (PPS); e do convidado especial do prefeito, o ex-prefeito Geraldo Guimarães, que participou do desfile ao lado de Guga de Paula e também acompanhado pela esposa, Marinete Noronha Guimarães. Também esteve no palanque o filha do casal, a ex-secretária de Educação, Carla Guimarães Abreu.
Vermelha e Branca: A Unidos de Cantagalo fechou a noite de domingo de Carnaval comemorando mais um ano após o jubileu de ouro
A Unidos de Cantagalo (Vermelha e Branca) encerrou os desfiles da noite de domingo, 19 de fevereiro. Após comemorar seu jubileu de ouro na folia do ano passado, a escola de samba enfrentou problemas para o Carnaval deste ano, mas superou as barreiras e, mesmo compacta, mexeu com a plateia pela empolgação e garra de seus foliões e da diretoria, que anunciou ter preparado o desfile da escola em apenas seis dias, conforme informou, no palanque, ao receber o troféu pela participação no CarnaGalo Folia 2012, a presidente da agremiação, Gemar Goulart.
Apesar de tudo, a Vermelha e Branca voltou a exaltar suas mais de cinco décadas de folia e desceu a passarela do samba com um verdadeiro show de luz, cor, fantasias, luxo e beleza, arrancando participação do público nas arquibancadas.
O enredo, bastante animado, foi, também, uma das armas da escola. Contado em cores e representações nas alas e carros alegóricos, o enredo levou para a avenida a harmonia perfeita entre a apresentação e o público, que lotou o Centro da cidade para ver a Vermelha e Branca passar.
A escola levou à passarela do samba cerca de 160 foliões, distribuídos em comissão de frente, alas, quatro carros alegóricos, incluindo o tradicional galo abre-alas, e uma bateria com cerca de 30 ritmistas. A Vermelha e Branca conseguiu levantar a plateia e encerrar a noite de desfiles com um glamour todo especial para um público ávido pelo reinado de Momo.
O prefeito Guga de Paula (PP), junto ao vice-prefeito Jorge Farah (PPS) e ao secretário de Turismo, Esportes, Certames e Lazer, Raphael Jevaux, entregou o troféu de participação da escola à presidente da agremiação, Gemar Goulart.