A presidente falou da solicitação de Xavier em prol da permanência do Ipem em Nova Friburgo. Segundo ela, o órgão estadual está em processo de reconstrução de sua sede na cidade, até para atender aos apelos do prefeito para que Nova Friburgo não perca nenhum órgão importante, como o Ipem, que atende também aos demais municípios da região.
Além de garantir a Sérgio Xavier a permanência do Ipem em Nova Friburgo, Soraya falou ainda da expansão das atividades do órgão estadual na cidade, que é polo de toda a região. Ela falou da intenção do prefeito em alocar um espaço para que o Ipem retome suas atividades na cidade o quanto antes e, posteriormente, ceder um terreno para a construção da sede, trabalho que envolve também a Câmara Municipal, cujo presidente, Luciano Faria, participou do encontro.
Sérgio Xavier falou de sua preocupação com a saída do Ipem do município e enalteceu o apoio que recebeu nessa questão do subsecretário estadual de Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, além da própria Soraya Santos, que demonstrou boa vontade em solucionar o problema.
– Busquei entendimentos para que o Ipem continue suas atividades em Nova Friburgo e possa crescer. Vamos buscar um espaço adequado para que o instituto possa atender não somente a Nova Friburgo, mas também aos municípios de toda a região – disse Sérgio Xavier. O prefeito afirmou também que o Ipem pode ajudar muito aos taxistas e empresários de Nova Friburgo e região, não somente na parte de fiscalização, como também na orientação, considerada por ele a mais importante.