O Instituto Votorantim lançou o edital Municípios Contra o Coronavírus que selecionará até 20 municípios para receber assessoria técnica e especializada para as prefeituras, equipes da secretaria de saúde e de gestão para apoiar no enfrentamento e gerenciamento da pandemia de covid-19.
Podem participar as cidades de até 350 mil habitantes das microrregiões listadas como com maior risco e vulnerabilidade a pandemia, conforme estudo realizado Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. O recorte de municípios leva em conta o estudo realizado que lista as 41 microrregiões que podem ser atingidas em duas ondas de propagação do coronavírus, considerando aspectos como a localização próxima a aeroportos, a disponibilidade e distribuição de leitos hospitalares e a vulnerabilidade social e econômica.
As inscrições serão recebidas até o dia 10 de abril e serão selecionadas as cidades considerando aspectos relacionados a disponibilidade de equipe técnica e gestora para participação na assessoria, estágio das medidas preventivas e de comunicação com equipes de saúde e população e articulação local, regional e federal no combate a pandemia.
Também serão usados como critérios de priorização para as inscrições recebidas dados relacionados a vulnerabilidade a pandemia indicada no estudo da FIOCRUZ assim como informações relacionadas à porcentagem de população com mais de 60 anos, cobertura da atenção básica, Cobertura da vigilância sanitária, dependência do sistema público, Leitos de UTI e Leitos normais; quantidade de profissionais saúde, entre outros dados secundários.
Os municípios selecionados receberão apoio técnico remoto pelo período de até 4 meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade, com especialistas na área técnica e de saúde que apoiarão na criação de um comitê gestor do município, a aplicação do checklist de preparação da cidade para a covid-19 e a construção conjunta do plano de ação com soluções para o enfrentamento da pandemia considerando eixos como Comunicação e distanciamento, Monitoramento dos caso, preparação dos sistema de saúde e impactos fiscais.
A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), do Instituto Votorantim, que ganhou a edição especial “Municípios contra o Coronavírus”, para atendimento às demandas relativas ao planejamento do enfrentamento ao covid-19. O AGP foi criado em 2012, com objetivo de ampliar capacidades da gestão municipal e já atendeu mais de 30 municípios.
As inscrições são gratuitas e o edital pode ser acessado no site http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/.
Os municípios têm até o dia 10 de abril para se inscrever e os resultados serão divulgados a partir do dia 14 de abril. Questionamentos podem ser enviados pelo próprio site via formulário.
No dia 30/3, as empresas investidas da Votorantim junto com o Instituto Votorantim anunciaram um conjunto de medidas para contribuir na luta contra o avanço da propagação do coronavírus e a doação adicional de R$ 50 milhões às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil, na compra de itens como kits para teste, respiradores e demais equipamentos essenciais.