O presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Ocimar Merim Ladeira, o Pulunga, pretende buscar recursos externos para reformar o prédio do Legislativo, que está interditado pela Defesa Civil depois que se descobriu que o segundo piso está tomado por “ferozes” cupins, que destruíram a estrutura de madeira do local, um prédio histórico cuja construção data de 1880. Segundo Pulunga, os investimentos não são nada baratos e a Câmara vai encomendar um estudo para a elaboração do projeto.
Ano passado, por causa do problema, as sessões legislativas foram realizadas no auditório da Prefeitura (anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito), no Triângulo. Este ano, a Câmara alugou a sede da Sociedade Musical 15 de Novembro, no Centro da cidade, para a realizações das sessões.
Aluguel Social
O relatório final da Comissão Especial do Aluguel Social, presidida pelo vereador Edson Flávio, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, foi apreciado durante a sessão do dia 8. O documento, contendo o desenvolvimento e aplicação do plano de trabalho da comissão, instaurada com objetivo de acompanhar as ações relativas ao pagamento do benefício e a assistência prestada às famílias que perderam seus bens na tragédia de janeiro de 2011, traz as análises dos documentos e depoimentos prestados, bem como os encaminhamentos e medidas concluídas.
Homenagem à mulher
Na sessão legislativa que, no Dia Internacional da Mulher, homenageou as mulheres de Cordeiro, o vereador Luciano Batatinha, que preside a Câmara Municipal, entregou o diploma de ‘Mulher Cidadã Ione Pecly’ a Alzira Pinto, que, ao longo de muitos anos, em seu trabalho como enfermeira, tem prestado relevantes serviços à comunidade.
Audiência pública sobre acessibilidade
Foi aprovado, em forma de requerimento, o pedido do vereador Robson Careca (PDT), para a realização de uma audiência pública que visa a discussão sobre acessibilidade aos portadores de algum tipo de deficiência física do município de Cordeiro. Segundo o vereador, o assunto precisa ser muito debatido por todos os segmentos da sociedade, pois a acessibilidade não está somente no urbanismo, mas, também, na educação e saúde.
O parlamentar completa dizendo que grandes dificuldades enfrentam os portadores de necessidade hoje em Cordeiro, que precisa de reformulação do Código de Posturas do município e também há a necessidade de conscientização de comerciantes e proprietários de imóveis para melhorar as passagens, como as suas calçadas, que não têm acesso a cadeirantes, sem rampas às lojas comerciais. Ele também tenta mostrar aos representantes públicos que a construção de banheiros adaptados aos portadores de alguma necessidade física tem que ser uma realidade na cidade. “Esperamos que o povo participe, venha discutir essas questões com a gente”, disse.
CP aprovada (1)
A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou, por 9 a 2 – eram necessários oito votos favoráveis, no mínimo -, a instalação de Comissão Processante (CP) contra o prefeito afastado Dermeval Neto. Através de sorteio, a CP será composta pelos vereadores Marcelo Verly, Edson Flávio e Manoel Martins. Aliás, os três parlamentares terão encontro para definir quem será o presidente, relator e membro da comissão.
CP aprovada (2)
A Comissão Processante terá até 90 dias para apresentar um relatório final.
A CP é consequência dos trabalhos realizados pela própria Câmara Municipal de Nova Friburgo, através da CPI que investigou o repasse de R$ 24 milhões para socorrer Nova Friburgo depois da devastação climática de 2011.
O prazo só começa a valer a partir da notificação pessoal a Dermeval Neto.
Afastamento de Dermeval Neto é prorrogado
Juntamente com a aprovação da CP, a Câmara de Nova Friburgo aprovou também o afastamento de Dermeval Neto por mais 90 dias. É o terceiro afastamento dele. Os outros dois foram determinados através de decisões das justiças federal e estadual. Dermeval Neto é vice-prefeito e assumiu após o afastamento, após um acidente ocorrida na Suíça, do prefeito Heródoto Bento de Mello. Atualmente, quem comanda a Prefeitura é o presidente da Câmara, vereador Sérgio Xavier.
Autor da denúncia que culminou com a abertura da CP e do novo afastamento de Dermeval, o advogado Ney Fabiano de Castro não compareceu à sessão da Câmara.
Sorteado para fazer parte da Comissão Processante também foi o vereador Manoel Martins.