As micro e pequenas empresas (MPE) criaram 203.152 vagas formais de trabalho nos dois primeiros meses deste ano. De cada quatro trabalhadores contratados no período, três tiveram a carteira assinada por uma companhia que possui no máximo 99 funcionários, classificação utilizada como aproximação para definir empresa de micro e pequeno porte.
No mesmo período do ano passado, elas responderam por 66% das vagas. Os números constam da análise feita pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Somente em fevereiro, as empresas com até 99 funcionários empregaram cerca de 107 mil trabalhadores com carteira assinada, o que corresponde a aproximadamente 71,5% dos empregos formais no mês.
Mais da metade dessas vagas de fevereiro estão no setor de serviços. O destaque vai para as áreas de ensino e serviços de comércio e de administração de imóveis. Mas tiveram importância as empresas do setor de alimentação. Só no Distrito Federal, a abertura de três franquias da rede norte-americana de sanduíches Quiznos resultou na contratação de 60 funcionários.