O coordenador do PBF no município, José Hércules Ferreira, informou que os atendimentos não mais serão realizados na Secretaria de Assistência Social. A partir de agora, as famílias que moram no bairro São José, o mais populoso do município, com mais de seis mil moradores, além dos bairros Santo Antônio e São João, serão atendidas, diariamente, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), instalado no São José (Rua Nair Jacinta, s/nº). As famílias beneficiadas que moram no bairro Novo Horizonte serão atendidas no Cras do próprio bairro (Rua A), além daquelas que vivem nas adjacências, como sítios, fazendas e na localidade de Taquara de Baixo.
As demais, distribuídas pelos distritos de Santa Rita da Floresta, Euclidelândia, São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte, serão atendidas no Núcleo de Atendimento à Família (NAF), que está sendo implantado na Rua Honório Pacheco, 32, no Centro da cidade. “O importante é que, agora, o atendimento será realizado todos os dias”, ressaltou o coordenador, acrescentando que, além das 1.317 famílias beneficiadas, quase três mil outras famílias estão na fila de espera, aguardando uma vaga para participarem do programa. O Cras do Centro da cidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e atenderá, conforme calendário que será previamente divulgado, um distrito a cada dia da semana, exceto se houver alguma emergência, como suspensão do benefício, perda do cartão, cancelamento ou bloqueio do programa, entre outras coisas.
Na área de saúde, é feito o acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos, incluindo pesagem. Além disso, as gestantes na faixa etária de 14 a 44 anos precisam comprovar acompanhamento pré-natal. A visita ao médico, através das unidades básicas do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), deve ser feita, pelo menos, a cada semestre.
Já no que diz respeito à assistência social, a família beneficiada deve ter frequência mínima de 75% da carga horária relativa aos serviços socioeducativos para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade em risco ou retiradas do trabalho infantil.