A proposta em obter um espaço deste no município de Nova Friburgo foi enviada a Brasília ainda em 2010. Desde então, o Governo Federal já contemplou mais de 400 projetos. A princípio, a Praça dos Esportes e da Cultura será construída na Via Expressa e o espaço terá mais de três mil metros quadrados, medida que, de acordo com o projeto padrão, será constituído por dois edifícios multiuso dispostos numa praça de esportes e lazer: Cras; salas multiuso; biblioteca; Telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista para prática de caminhada.
De acordo com o Ministério da Cultura, o “objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras”.
Para o prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, “a conquista de um espaço deste para Nova Friburgo é de suma importância porque áreas de lazer são qualidade de vida, e também agregará valores para os cidadãos friburguenses”, afirmou o político.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras e Projetos Especiais, toda a documentação do projeto da Praça dos Esportes e da Cultura está sendo preparada, e, em poucos dias, a obra será licitada.