O Departamento de Estradas de Rodagem do estado do Rio (DER-RJ) deu início às obras de contenção de uma encosta na RJ-148, no município de Sumidouro. A obra, que consiste na instalação de uma cortina atirantada e na recomposição da pista da estrada, na altura do Km 30, está sendo realizada desde a queda de parte de uma das pistas, ocorrida no dia 5 de março deste ano.
A estrutura de cortina atirantada é construída verticalmente, em concreto, visando a contenção das encostas. A primeira fase da obra consiste na perfuração das estacas e na instalação dos primeiros tirantes.
A RJ-148 segue interditada, por conta da queda da barreira, visando garantir a segurança dos motoristas e usuários que passam pela localidade. A previsão é de que a intervenção seja concluída até o final de setembro e a estrada seja totalmente liberada.
Enquanto isso, motoristas podem utilizar um desvio feito pela estrada vicinal Venda da Ponte, com cerca de 4 kms de extensão, que fica paralelo à rodovia. A entrada para o desvio está localizada antes do trecho interditado, com retorno para a RJ logo em seguida. O trecho foi devidamente sinalizado pelas equipes do DER-RJ.
Após a queda de parte das pistas, em março, o departamento realizou vistoria técnica e serviços de topografia e sondagem no local, para desenvolvimento do projeto final da obra do trecho interditado.