De acordo com o secretário municipal de Fazenda da Prefeitura de Nova Friburgo, “com a implantação de uma delegacia da Junta Comercial no município, cerca de 13 cidades da região poderão ser beneficiadas, pois as delegacias são unidades de atendimento voltadas tanto para os empreendedores como para o cidadãos. A descentralização dos serviços da Jucerja será excelente para os empresários de toda a região, já que não haverá mais a necessidade de se deslocar até o Centro do Rio de Janeiro para abrir empresas, alterar contratos ou realizar quaisquer serviços que hoje são prestados pela Junta Comercial em sua sede no Rio de Janeiro”, disse.
Dentre as várias atribuições da Jucerja, a sua função essencial é executar e administrar os serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins, bem como arquivamento dos atos e documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de empresas mercantis, de cooperativas, das declarações de microempresas e empresas de pequeno porte, MEI, além de arquivamento de atos relativos a consórcio e grupos de sociedade e às empresas estrangeiras autorizadas a funcionar no país.
Ademais, autentica instrumentos de escrituração das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comércio e emite certidões dos documentos arquivados. Hoje, 23 municípios no estado do Rio já contam com uma delegacia.