A reunião, realizada em Nova Friburgo, no auditório César Guinle, foi presidida pela secretária de Turismo de Nova Friburgo, Bianca Tempone, em conjunto com o presidente do conselho, Osório Luiz Figueiredo de Souza. O Conselho Serra Verde Imperial compreende cinco cidades: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. Na ocasião, Bianca Tempone foi eleita vice-presidente do conselho.
A mesa da assembleia extraordinária foi formada pela secretária Bianca Tempone; pelo presidente do conselho, Osório de Souza; pelo representante de Petrópolis, Gilson; pelo representante da TurisRio, Sérgio Melo; do Sebrae, Fernanda Gripp; e pelo vice-presidente do conselho, Nauro Grehs. Osório abriu os trabalhos, colocando em votação algumas alterações no estatuto do conselho, em que regulariza o tempo de mandato dos presidentes e cria alternância de gestão, entre o poder público e a iniciativa privada.
Em seguida, antes da eleição da nova diretoria, devido à necessidade de desincompatibilização de Osório de Souza do cargo, a diretora da equipe de acomodações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Patrícia Hespanha, e seu gerente, Ernesto Gubert, fizeram uma apresentação sobre os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, enfatizando a questão das acomodações em relação às demandas impostas pelo Comitê Olímpico Internacional.
Segundo Patrícia Helena, os números para os jogos olímpicos são grandiosos. Espera-se cerca de 50 mil acomodações, metade das quais serão absorvidas pela mídia internacional e a outra metade por patrocinadores, juízes, pessoal que trabalha nos jogos e comitês, fora os espectadores.
– O Rio de Janeiro, hoje, não atende a essa demanda e um trabalho para expansão das acomodações está em curso, como um pacote de auxílio para a construção ou expansão de hotéis, a construção de vilas olímpicas e a contratação de navios, que serviriam de acomodações e poderiam suprir de oito a dez mil acomodações – revelou Patrícia Helena.
Apesar desse pacote, Patrícia Helena informou que será preciso agregar espaços em torno do Rio de Janeiro e, por isso, eles estiveram em Nova Friburgo, participando da assembleia, para conhecer a oferta de acomodações nas cidades vizinhas e já contratar os hotéis de duas a cinco estrelas na regiões. “O desafio é grande, pois a quantidade de acomodações é vultuosa, mas essa demanda terá que ser absorvida e temos que buscar soluções desde já. Nosso objetivo é demonstrar excelência técnica quanto à organização, celebração dentro e fora dos estádios, além de incentivar um processo de sustentabilidade para atrair mais gente para o esporte, para que os esportes olímpicos cresçam”, afirmou Hespanha.
Os Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto, com os paralímpicos entre os dias 7 e 18 de setembro. “Esses serão os primeiros Jogos Olímpicos da América Latina, que terão participação de 28 federações, 204 comitês, 10,5 mil atletas e 3,2 mil oficiais técnicos”, disse.
Fechando a reunião, houve a eleição da nova diretoria. Osório de Souza, então presidente, transmitiu o cargo para o seu vice, Nauro Grehs, e, em seu lugar, a secretária de Turismo de Nova Friburgo, Bianca Tempone, assumiu a vice-presidência do Conselho Serra Verde Imperial.
Para a secretária de Turismo, Bianca Tempone, a representatividade da cidade de Nova Friburgo no Conselho Serra Verde Imperial demonstra o comprometimento não apenas do poder público, mas de todos os segmentos da sociedade com o turismo local.
– Nova Friburgo sempre foi conhecida pelas suas potencialidades turísticas, atraindo milhares de visitantes anualmente, fomentando a economia local e da região. Precisamos criar políticas públicas que incentivem a atividade e o trade turístico. Em parceria com os municípios do Conselho Serra Verde Imperial, fortaleceremos não somente os municípios, mas a atividade turística. Acredito que, com Nauro Grehs na presidência do conselho, com a sua visão empreendedora, estaremos fortalecendo as ações em prol do turismo no Serra Verde Imperial – declarou Bianca.