Objetivo é incentivar o jovem a se colocar no papel de protagonista diante dos presentes acontecimentos na área de meio ambiente, ciência e tecnologia
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em parceria com os demais participantes da Comissão Coordenadora do Grupo Pop Ciência na Rio+20, irá promover a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (FemactRio+20). O evento irá reunir cerca de 120 trabalhos de jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro, além de convidadas especiais de outros estados. A feira acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, em uma área de 700 metros quadrados, no Armazém 4 da zona portuária, que fica na Avenida Rodrigues Alves, s/ nº, no Centro do Rio de Janeiro.
Os trabalhos irão abordar questões científico-tecnológicas que possam contribuir para a solução de questões ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade, circulação nas grandes cidades, produção e consumo de energia, tratamento e destinação de lixo, prevenção de desastres naturais, tecnologia social e economia solidária. Os trabalhos apresentados podem ser de quatro categorias: Iniciação a Pesquisa, Divulgação Científica, Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.
– O objetivo é incentivar o jovem a se colocar no papel de protagonista diante dos presentes acontecimentos na área de meio ambiente, ciência e tecnologia – diz Douglas Falcão, coordenador de Educação em Ciências do Mast e responsável pela FemactRio+20.
Do total de trabalhos apresentados, 80 serão escolhidos mediante edital a partir de inscrições vindas da Região Metropolitana e de municípios do interior do estado. Os outros 40 são provenientes das edições de 2011 de grandes feiras e mostras nacionais, como a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia ), Mostratec (Mostra de Ciência e Tecnologia), Ciência Jovem e Fecti (Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação), essa última a maior feira de ciências do estado do Rio de Janeiro. A FemactRio+20 ocorrerá juntamente com outras atividades realizadas por museus e centros de ciência do Brasil e do exterior.