Eles viram o Lago Titicaca, andaram no Camiño de la Muerte e escalaram o Huayana Potosí
Em busca de aventura, três jovens cantagalenses – Júlio Guzzo, Thiago de Paula e Juarez Guzzo – foram até a Cordilheira dos Andes, na Bolívia. Eles partiram no dia 21 de março e voltaram dia 28, completando uma semana nos principais passeios turísticos na cidade de La Paz, capital boliviana.
No país andino, eles conheceram o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, com visão para toda a Cordilheira dos Andes. No mesmo dia, visitaram a Isla del Sol, que abriga ruínas do período pré-inca.
Mas, uma das aventuras mais radicais que o trio fez na Bolívia foi o Down Hill da Morte. A empreitada corresponde a uma descida de bicicleta de 4,7 mil a 1,7 mil metros de altitude pela estrada mais perigosa do mundo, conhecida como Camiño de la Muerte. A estrada abriga abismos de mais de 500 metros de altura. “Foi no primeiro dia, em La Paz, quando uma van nos levou até 4,7 mil metros de altitude, onde começamos a descer de bicicleta até 1,7 mil metros, descendo um total de três quilômetros, tudo de bicicleta pela estrada mais perigosa do mundo. Na descida, a minha bicicleta perdeu o freio, mas percebemos logo e trocamos em seguida. Quando acabamos de descer, a van nos levou de volta a La Paz”, relatou Júlio Guzzo.
Eles também conheceram o Vale de la Luna, com uma superfície parecida com a da lua. Escalaram, ainda, o monte Huayna Potosí, com 5,6 mil metros acima do nível do mar, levando a bandeira do município de Cantagalo para marcar o feito.