Contando com um rebanho bovino de mais de 55 mil cabeças, Cantagalo é considerado o maior produtor bovino da Região Serrana, o que dá ao município o título de responsável pela maior bacia leiteira da região. Na primeira etapa do ano passado, realizada no mesmo período, Cantagalo conseguiu, mais uma vez, ultrapassar a meta estabelecida, conforme divulgou o Núcleo Regional de Defesa Agropecuária (NDA). “Cantagalo vem superando esta marca, atingindo índices superiores a 95%, resultado do trabalho das equipes da Defesa Agropecuária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, do Sindicato Rural e da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), aliado à conscientização dos criadores sobre a necessidade da imunização do gado”, afirmou Adílson Cruz Bard, do NDA. Bard também comemora as novas conquistas da campanha, como a redução das etapas de vacinação por faixa etária.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Cantagalo, Rodrigo Vollú, a investida tem como meta manter o rebanho sadio, apto a atender aos mercados nacional e internacional, com o fornecimento de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores) e carne de qualidade. Ele também explica que, durante as etapas, são feitas ações para a conscientização dos pecuaristas sobre a importância da imunização dos rebanhos.
– A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os animais de casco fendido (bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres). A vacinação é realizada somente em bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, inclusive os recém-nascidos. É muito importante a participação de todos nesta campanha. Vamos vacinar os animais e erradicar de vez esta doença – destaca Vollú, acrescentando que, após vacinar o rebanho, o produtor deverá entregar a declaração de vacinação ao NDA ou ao Sindicato Rural de Cantagalo. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição das vacinas, comprovando a imunização de seus animais, o que terá que ser feito até o quinto dia útil após o encerramento da campanha.
Quem não declarar a vacinação estará sujeito a receber auto de infração, ter a propriedade interditada, ser multado em até 20 mil Ufirs, além de arcar com o pagamento da taxa de duas Ufirs por animal não vacinado. As dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones do NDA, que fica no Parque de Exposições Raul Veiga, em Cordeiro: (22) 2551-1673 e (22) 2551-1395. Outras informações também podem ser obtidas no Sindicato Rural de Cantagalo (Rua Prefeito Licínio José Gonçalves, 71 – Triângulo) ou através do telefone (22) 2555-5200.