O CVT vai ser implantado em um prédio do Parque de Exposições Raul Veiga. Cabe, agora, à Prefeitura, comprar os equipamentos e fazer pequenas adaptações. “Essa é uma grande conquista para a região. Vamos poder capacitar as pessoas de graça e prepará-las para o mercado de trabalho. Essa é uma necessidade real. O polo cimenteiro, o complexo petroquímico do estado e a Petrobras absorvem toda a mão de obra da nossa região. O deslocamento da população em geral na busca de capacitação é difícil e cara. Assim, vamos poder manter os profissionais perto de casa”, explicou Glauber, que também marcou para o dia 18 de maio uma audiência pública de prestação de contas.
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.
Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos. Até o momento, o Ministério da Ciência e Tecnologia apoiou a criação de 236 CVTs, instalados em todo o Brasil desde 2003.