Ronan Paes Pinho é natural de Duas Barras, tem 33 anos, e desenha desde criança, mas garante que é pintor autodidata, pois nunca fez curso sobre pintura. O estilo de pintura dele é o realismo, mas ele garante também que faz trabalho de surrealismo e 3D.
Ele garante: “Descobri esse dom divino à, aproximadamente, três anos apenas. Eu trabalho mais por encomenda, pois não tenho empresário, nem patrocinadores. Vendo aqui em casa mesmo, na minha sala de pinturas”, garante.
“Nunca fiz nenhum curso, apenas faço estudos de novas técnicas para incrementar ao meu trabalho e sempre estar lapidando. Eu nunca fiz nenhuma exposição em galerias ou leilões, nunca tive essa oportunidade. Apenas coloquei algumas telas na Secretaria de Educação da minha cidade e bares de amigos meus”, informa o artista.
Suas pinturas são de vários prédios religiosos, rostos de pessoas, natureza morta, florais, pontos turísticos, animais, artistas e atletas famosos. “Faço pintura em telas, pisos, azulejos, madeiras, faço alguns trabalhos em paredes e algumas vezes já trabalhei em garafas de vidros. Faço vários estilos diferentes de pintura”, garante Ronan Pinho.
“Eu nunca esperava um dia reproduzir um quadro que Leonardo da Vinci pintou, talvez longe de toda a sua genialidade, mas com as minhas características, esta obra é extremamente especial e importante para mim, pois elevou o meu nível de pintura onde eu achava que jamais iria chegar! Foi muito desafiador, dezenas de ângulos, perspectiva das mais complexas, por isso tem que ser mostrado e divulgado quantas vezes for preciso!”, disse nas redes sociais sobre um dos seus trabalhos.
Quando é questionado sobre o preço de seu trabalho, ele responde: “Os valores variam, por tamanho, grau de dificuldade, tempo investido, material usado e técnicas usadas”, informa.
Ele já trabalhou em várias coisas, mas nada a ver com arte. “Já trabalhei em fábricas, já fui locutor na rádio de Duas Barras muitos anos atrás, já trabalhei com lavoura e posto de gasolina”, garante.
As igrejas católicas Nossa Senhora da Piedade em Cordeiro, a de Bom Jardim e a de Carmo já foram quadros pintadas pelo artista. Ele também faz pinturas rurais em telas, e do Palacete do Gavião de Cantagalo, que também fez em um azulejo. Nas redes sociais, em seu Facebook, Ronan divulga um vídeo com suas obras.
“Finalmente o vídeo com pinturas de todas as cidades da nossa região: Monnerat, Cantagalo, Sumidouro, Cordeiro, Bom Jardim, Carmo, Nova Friburgo e é claro Duas Barras! Pinturas nunca feitas antes, em nenhuma época e tenho o orgulho de dizer isso em tempos que a futilidade tem mais valor para as pessoas! Forte abraço à todos que gostam e acompanham o meu trabalho!”, concluiu.
Um comentário
Agradeço de coração por esta grande oportunidade de estar podendo divulgar o meu trabalho! Deus abençoe todos vocês!!!
Excelente trabalho, parabéns