Um registro histórico no futebol, e principalmente no Maracanã, que comemora 70 anos de fundação. No dia 23 de junho de 1995, dois cantagalenses estavam no Maracanã para participar da final do Campeonato Carioca de Futebol.
Cada um em sua posição diferente. No gol do Flamengo, o goleiro Roger Noronha, que nasceu em Cantagalo, jogou por vários times do país, e até na Seleção Brasileira. Nas arquibancadas, Alessandro Storck Figueira, tricolor, que foi ao estádio torcer para seu time.
Infelizmente, não foi alegria para os dois. Neste dia, o jogador Renato Gaúcho, do time do Fluminense, fez um gol de barriga histórico no goleiro do Flamengo, o cantagalense Roger Noronha, praticamente no final da partida, quando a equipe tricolor já tinha três jogadores expulsos.
Alessandro vibrou muito nas arquibancadas com a vitória de seu tricolor que conquistou o título de campeão. Ele descreve com detalhes sua presença na final do Campeonato Carioca. “Eu estava lá! Foi em 23 de junho de 1995, 25 anos atrás, véspera do dia do meu aniversário, quando fui pela 1ª vez assistir a uma partida de futebol no Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, que completa 70 anos”, afirma.
“Naquela longínqua década de 90, o famoso setor da ‘geral’, hoje extinto, ainda existia; os ingressos para entrada eram impressos no papel, a internet começava a se propagar, e não havia celulares para fazermos essas famosas ‘selfies’ da moda hoje em dia. O que tenho de recordações, além é claro do jogo memorável, é tão somente a gravação do jogo em videocassete, que quase não dá mais pra assistir, e a camisa simples daquela época, bem diferente dos uniformes atuais cheios de tecnologias esportivas antitérmicas”, recorda o tricolor.
Alessandro descreve com detalhes a formação dos dois times que faziam a final. “No gramado do campo, de um lado, um time considerado ‘gigante’, com várias estrelas, celebrando o aniversário do centenário de sua criação. De outro, um time de ‘operários’, os verdadeiros guerreiros, amargando 10 anos sem comemorar nenhum título se quer”, garante.
Ele termina sua narração, contando os detalhes que foi a partida final. “Foi um FLA-FLU histórico, mitológico. Com chuva, três expulsões do time tricolor, e uma Vitória com ‘V’ maiúsculo, sofrida como tem que ser. Vitória de virada, nos minutos finais do jogo, e com um gol sublime de barriga, acredite! Assim, vi sagrar-se o campeão carioca de 1995: o eterno Fluminense Football Club”, conclui o cantagalense Alessandro Storck Figueira que é atualmente assessor de Indústria e Comércio do município de Cantagalo.