Um dos destaques foi Karla Reis, com uma virada sensacional
No último dia 22 de abril, foi realizada, na cidade de Ubá (MG), a Copa Ari Barroso de Karatê. A equipe de Carmo conseguiu se destacar mais uma vez, mostrando a força do karatê na cidade, que sempre marca se destaca nos campeonatos, tanto no estado do Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais.
Segundo o sensei Jardel Rocha, mestre em karatê e que desenvolve um trabalho em Cantagalo e Carmo, o campeonato foi marcado por dois fatores importantes: a surpreendente virada de Karla Reis e o troféu de campeão para um faixa branca com só quatro meses de prática.
Quando Karla Reis, uma das sensações do grupo de Carmo, entrou na quadra, não imaginava o que estava por vir. Assim que começou a luta, tomou um chute no rosto, caindo quase desmaiada no chão. Foi um verdadeiro nocaute, levando muita aflição para toda a equipe de Carmo. Mas Paulo Marcos ficou estimulando-a o tempo todo para que a atleta não desistisse. Apesar da dor que teimava em não parar, Karla Reis se restabeleceu aos poucos, levantou-se e começou a lutar novamente. Para a surpresa de todos, ela conseguiu ganhar da adversária.
– Com essa luta, Karla Reis mostrou que podemos superar todas as nossas adversidades, mesmo quando parecemos totalmente derrotados. Mesmo que a derrota pareça óbvia, há sempre a possibilidade de revertemos tudo e alcançar o alto do topo. Assim é a filosofia do karatê, onde a maior vitória é superarmos a nós mesmos. A derrota interior é muito maior do que o adversário à nossa frente. Ou seja, poderemos estar no chão, mas nunca nos sentir derrotados. Nosso sentimento de superação deve estar acima de tudo. É assim em todos os aspectos da vida – destaca Jardel Rocha.
Outro destaque foi Fred Caetano. Quando começou a praticar karatê, Fred não imaginava todas as surpresas que estavam reservadas para ele. Fred é um dos alunos da turma adulta do professor Paulo Marcos e também um excelente eletricista de automóveis. Essa turma faz parte de um projeto para ensinar karatê também aos pais dos alunos. São pessoas que nunca entraram num tatame e que, agora, são apresentadas ao esporte milenar do Japão.
Sempre mostrando muita disposição nos treinamentos, Fred Caetano nunca falta às aulas, dando exemplo aos mais jovens. E foi no campeonato em Ubá que Fred mostrou o resultado de toda a sua dedicação aos treinamentos. No início, o adversário ficou todo se gabando, por causa de ser faixa laranja, achando que iria ganhar fácil. Mas, quando começou a luta, a história foi outra. Usando bastante guiako suki, Fred foi marcando pontos e acabou levantando o troféu. O adversário não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo.
Para os professores da equipe de karatê de Carmo, os resultados da disputa em Ubá foram bastante positivos e trazem mais do que troféus, trazem a certeza de que a superação é possível.