No próximo sábado, 04 de julho às 10 horas, será empossado o quinto Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, em cerimônia reservada na Catedral São João Batista, devido a pandemia de coronavírus, por isso, será transmitida ao vivo pela rede social da Diocese de Nova Friburgo e Arquidiocese de Niterói.
A posse será limitada apenas ao Colégio dos Consultores, composto por 05 padres, os Bispos Dom Paulo Antônio de Conto (Administrador Apostólico) que comandou a Diocese, desde 12 de janeiro até agora, o Arcebispo de Niterói, D. José Francisco Rezende, (Presidente da Província Eclesiástica de Niterói) 01 representante dos padres e 01 das religiosas. D. Paulo comandou a Diocese desde janeiro . Luiz Antônio, nasceu em Bauru (SP), tem 54 anos, foi ordenado presbítero em 10 de julho de 1997, nomeado Bispo em 10 de maio de 2017, sagrado Bispo dia 16 de julho 2017 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Bauru e designado Bispo Auxiliar de Niterói no mesmo ano.
Dom Luiz Antônio Lopes Ricci é formado em filosofia e teologia, se especializou em bioética, possui título de doutor em teologia moral. É autor do livro Morte Social: Mistanásia e Bioética Antes de ser Bispo, D. Luiz Antônio, foi Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus em Cabrália Paulista, Administrador Paroquial da Paróquia de Santa Teresinha; Administrador da Paróquia de Santa Teresinha em Paulistânia; professor titular de teologia moral, bioética e virtudes na Faculdade João Paulo II; reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus; Pároco da Paróquia Santa Maria em Piratininga (SP) O novo Bispo também foi Coordenador Diocesano de Pastoral de Bauru; professor titular de teologia moral, bioética e virtudes na FAJOPA – Faculdade João Paulo II em Marília (SP); Pároco da Paróquia São Cristóvão em Bauru; Assessor Diocesano da Pastoral da Criança e membro do Colégio dos Consultores; membro do Conselho Presbiteral e Vigário Geral da Diocese de Bauru; membro do Conselho Presbiteral e Vigário Geral da Diocese de Bauru; Diretor Executivo da Faculdade João Paulo e vice-líder do grupo de pesquisa “bioética e direito” do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM); Diretor da Faculdade João Paulo II em Marília (SP).