Município produz em larga escala. Durante o evento, pratos de vários tipos à base da fruta
A Prefeitura de Trajano de Moraes realizou, no último fim de semana, a V Festa do Caqui, com o objetivo de incentivar e mostrar a importância do cultivo da fruta, que é produzida em larga escala no município.
O evento foi realizada na localidade de Gravatá, onde residem dezenas de produtores de caqui. Este ano, a Secretaria de Turismo foi a organizadora direta do evento, dando total suporte técnico aos organizadores locais, que, durante dois dias, confraternizaram-se, receberam visitantes e festejaram a boa fase da comunidade, que é positiva, pela grande safra colhida.
A festa, que foi realizada nos dias 5 e 6, teve torneio de futebol, escolha da Garota Caqui, shows de forró e concurso para escolha do melhor prato feito à base de caqui. E tudo foi supervisionado por técnicos da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), além das secretarias municipais de Saúde, de Obras, de Educação, de Agricultura e uma comissão organizadora.
Durante os festejos, a região recebeu diversas autoridades políticas e visitantes regionais. Também foram distribuídos caquis gratuitamente, o que agradou quem esteve em Gravatá para conhecer e degustar pratos saborosos à base da fruta, que alavanca boa parte da economia rural.
Durante os festejos, a comunidade de Gravatá se mobilizou e realizou, no sábado, 5 de maio, o concurso ‘Garota Caqui 2012’. Sete jovens candidatas disputaram o posto da mais bela e simpática da festa. Um grupo de jurados teve muita dificuldade na hora de julgar e eleger a vencedora. Mas, com um total de 176,9 pontos, a jovem Andresa da Silva venceu o concurso e, por um ano, vai reinar como a representante da localidade. Ela foi coroada pelo prefeito Carlinhos Gomes, recebeu valiosos prêmios, como um tablet, e calçados.