O Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores homenageia o saudoso ex-presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o Vasco como detentor do maior número de conquistas.
A primeira edição em que o nome do prestigioso dirigente batizara uma competição data de 1969, ocasião em que o Campo Grande foi o campeão.
Dois grupos compuseram a disputa na primeira fase, um da capital e outro do interior. O da capital fora composto de Campo Grande, Seleção do Departamento Autônomo, São Cristóvão e Madureira. A chave interiorana compunha-se de Royal, Cantagalo Esporte Clube, Friburgo, Goytacaz e Manufatora.
Na primeira fase, os clubes da cidade jogavam contra os do interior, classificando-se os dois primeiros de cada chave. Ao fim dessa etapa inicial, Campo Grande e a Seleção do Departamento Autônomo foram os contemplados, além de Royal e Cantagalo. Na fase final, o Galo da Zona Oeste repetiu a ótima campanha sagrando-se vencedor do torneio, deixando a Seleção do Departamento Autônomo com o vice-campeonato.
Atualmente o certame ocorre anualmente, mas houve algumas lacunas entre as suas edições. Contudo, é reconhecidamente prestigiado pelos times do estado, pois integra agremiações das três divisões que compõem o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.
A equipe do Cantagalo Esporte Clube que jogou no estádio do Maracanã era formada por Antonio Geraldo, Levi, Mazinho Noronha, Bebeto, Loir Jacaré, Marilson, Carlos Alberto, Gino (Belo Horizonte), Carlos Cabeção, Pilinho e “Carioca”. Esta equipe venceu o time de São Cristovão por 3 a 1 no Estádio Mário Filho.
Um comentário
Nesta partida o time não foi esse, pois os gols dessa partida foram marcados por MARCELO MUNIZ, RENATO MUNIZ E CARLOS CABEÇÃO, não me lembro exatamente qual foi a escalação.