O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Cantagalo (Gresmic), a popular Verde e Branca, divulgou edital, datado de 14 de maio, comunicando que realizará, no dia 15 de junho, às 19 horas, na sede da Sociedade Musical 15 de Novembro, no Centro da cidade, a terceira chamada para eleição de composição dos conselhos Diretor e Fiscal da entidade. O documento é assinado pelo presidente do grêmio, Celso Guimarães.
Este ano, a Verde e Branca, uma das mais principais escolas de samba de Cantagalo, não participou do Carnaval alegando que estava sem diretoria, já que o mandato da atual diretoria havia vencido e seria necessária a eleição de um novo grupo para comandar a instituição. Documentos mostram que o Gresmic realmente vem tentando eleger novo comando desde outubro do ano passado. Duas chamadas, ambas sem sucesso, já foram feitas em busca de uma nova diretoria: uma em 19 de outubro e outra em 30 de novembro.
A nova diretoria a ser eleita terá responsabilidade de organizar os desfiles da escola de samba para os carnavais de 2013 a 2015.
O edital informa que terão direito a voto os sócios fundadores, sucessores e beneméritos. A relação dos aptos a votar será disponibilizada no local de votação. O próprio edital já prevê que, caso não haja chapa inscrita, a Comissão Eleitoral abrirá novo processo eleitoral, com anúncio prévio. Os requerimentos de candidaturas deverão ser enviadas ao presidente da Comissão Eleitoral, Celso Guimarães (Rua Arthur Nunes da Silva, 475) até o dia 12 de junho. Finalizando, o edital diz que “o Conselho Diretor eleito terá o prazo de 15 dias para retirar o patrimônio do grêmio (…), alocados em propriedade particular do atual presidente”.