Lafarge promove ‘Mês da Saúde e Segurança’ nas suas unidades

Em Cantagalo, fábrica do grupo também quer envolver comunidades do entorno

O mês de junho é, para a Lafarge, controladora da Fábrica de Cimento Mauá, em Cantagalo, sinônimo de atenção à saúde e segurança. Em sua quinta edição, o ‘Mês da Saúde e Segurança’ tem como objetivo sensibilizar empregados, contratados, seus familiares e comunidades do entorno das unidades sobre a importância da análise de risco para a prevenção de acidentes, seja no trabalho ou fora dele.

Neste período, as unidades de agregados, fábricas de cimento, usinas de concreto, escritórios e centros de distribuição da empresa promovem uma série de palestras, apresentações e gincanas, entre outras atividades em torno do tema. A programação foi concebida para reforçar a consciência e as precauções exigidas para uma operação segura e eficaz nas unidades.

– Neste evento, intensificamos a cultura de segurança junto aos nossos empregados, contratados e comunidades do entorno das unidades. É uma excelente oportunidade para reforçar a conscientização sobre o comportamento seguro para prevenir acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho – diz Marcelo Miranda, gerente geral da Lafarge em Cantagalo.

Para envolver as equipes, na fábrica de Cantagalo, estão programadas palestras sobre o plano de circulação da unidade e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Também haverá gincana e apresentação teatral abordando o tema do evento. Na unidade de Caaporã (PB), serão oferecidas oficinas com temas diversos, como içamento de cargas e transportes, e serão realizados simulados de evacuação, resgate em correia transportadora e extinção de incêndio. A agenda de Cocalzinho (GO) inclui blitz de segurança e palestras sobre proteção respiratória e auditiva e sobre transporte de pessoas e materiais. Em Itapeva (SP), a biodiversidade e a conservação do planeta serão tema de palestra, além da prevenção de DSTs e da utilização de extintores portáteis e hidrantes.

Na unidade de Arcos (MG), haverá palestra sobre aids e DSTs e avaliações de riscos referentes a trabalho em altura. Em Santa Luzia e Matozinhos (MG), a programação inclui uma apresentação teatral sobre percepção de riscos e um ciclo de palestras sobre saúde, como álcool e drogas e aids e DSTs, e sobre comportamento seguro. Já em Montes Claros (MG), estão programados treinamentos de análise de riscos para empregados e contratados e gincana sobre percepção de risco x padrões de SSO.

O ‘Mês da Saúde e Segurança’ está sendo realizado pelo Grupo Lafarge em todas as suas unidades, nos 64 países onde a empresa está presente. No Brasil, o evento mobilizará cerca de 2,5 mil empregados, entre próprios e terceiros, 300 fornecedores e três mil motoristas de caminhão.

Para a Lafarge, a saúde e a segurança dos seus empregados e contratados são uma prioridade absoluta. A empresa é considerada a mais segura de seu setor e sua taxa de frequência de acidentes com perdas é de 0,76 (por milhões de horas trabalhadas). Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a Lafarge atinja a sua meta, que é simples, mas ambiciosa: zero acidentes e doenças ocupacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email