Inscrições para o Prêmio ANA são prorrogadas até 30 de junho

Em 2012, há oito categorias em disputa

Os interessados em participar do Prêmio ANA 2012 terão até 30 de junho para inscreverem, gratuitamente, seus trabalhos em oito categorias: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Podem concorrer aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros.

Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento.

Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma comissão julgadora composta de membros externos à agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou patrimônio cultural. Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos. Para cada uma das oito categorias em disputa, a comissão julgadora selecionará três iniciativas finalistas. As vencedoras serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso, exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.

Na primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: ‘Gestão de Recursos Hídricos’, ‘Uso Racional de Recursos Hídricos’ e ‘Água para a Vida’. Na época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: ‘Conservação e Uso Racional da Água’. Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema ‘Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável’ em sete categorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email