O Rio de Janeiro será a sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ-2013), a ser realizada entre os dias 23 e 28 de julho do ano que vem. O evento é presidido pelo próprio papa Bento XVI e, mais do que um encontro que reúne milhões de jovens e dá testemunho de uma igreja em constante renovação, conforme os católicos.
Os jovens são protagonistas desse encontro. A jornada tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o rosto jovem de Cristo se mostra ao mundo.
Os encontros mundiais são realizados com intervalos que variam entre dois e três anos. A última JMJ ocorreu de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madri, Espanha. A primeira JMJ foi realizada em Roma, Itália, em 1986, em nível diocesano. Sua origem vem dos encontros do papa João Paulo II com os jovens em 1984 e 1985. Em 1984, foi celebrado, na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, quando foi entregue a Cruz Peregrina aos jovens.
Em 1985, o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. Portanto, esta será a 15ª versão da JMJ.
Conhecido como Pré-Jornada, o programa Dias nas Dioceses (DND) acontece nos dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude. Na JMJ de Madri, cerca de 300 mil jovens vindos de mais de 135 países participaram desta preparação, acolhidos em 63 dioceses. As atividades para esses dias que antecedem a JMJ são programadas pelas próprias dioceses e integram atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, além, é claro, de tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação, que formam parte da identidade religiosa local.
A Diocese de Nova Friburgo está incluída nesse projeto de pré-jornadas e vai receber quatro mil jovens estrangeiros uma semana antes, entre os dias 16 e 20 de julho. As cidades de Nova Friburgo, Bom Jardim e Cachoeiras de Macacu foram as três sedes escolhidas para receber os jovens e 18 paróquias vão acolhê-los. Eles ficarão hospedados em casas de famílias ou ginásios, escolas, universidades, quadras esportivas e outros.
Os jovens receberão o café da manhã nas famílias destas 18 paróquias e depois seguirão para a jornada. Conforme anunciado por Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo da Diocese de Nova Friburgo, as paróquias, agora, precisam de voluntários. As famílias que quiserem hospedar estes jovens podem se inscrever nas secretarias de cada paróquia.