Entrega de certificado de aptidão técnica em badminton e xadrez

Os alunos da Escola Estadual Maria Mendonça, da localidade de Maria Mendonça, em Trajano de Moraes, e que se qualificaram para participar das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, receberão seus certificados de aptidão técnica nesta sexta-feira, 22 de junho, a partir das 10 horas.

O professor de educação física Nilton Riguetti, idealizador do projeto, entregará os 24 certificados de aptidão técnica em xadrez e oito em badminton (competição individual ou de dois semelhante ao tênis e ao vôlei de praia e praticado com raquete e uma peteca – pena – ou volante) em uma cerimônia aberta ao público. “Os alunos passaram por um treinamento específico para os jogos e estão aptos a representar, com dignidade, nossa escola e nosso município”, afirmou.

Os alunos iniciaram seus treinamentos em fevereiro e avançaram passo a passo para a classificação para os jogos. Mais de 100 crianças e adolescentes participaram do processo de seleção, mas o regulamento só permite a inscrição de número restrito de atletas por modalidade. A própria seleção na escola já é uma competição disputadíssima, haja vista o histórico de sucesso dos alunos nos anos anteriores. Na modalidade xadrez, a escola é campeã desde 2005; no badminton, os alunos conquistaram a prata logo no primeiro ano de competição.

As Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro são realizadas pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Este ano, já conta com mais de 300 escolas inscritas, numa expectativa de participação de mais de 15 mil alunos.

Para Riguetti, as Olimpíadas Escolares representam um importante evento no calendário esportivo brasileiro, já que é a maior competição esportiva do Brasil e revela talentos que passam a ter o espírito do sonho olímpico. O professor questiona, porém, a forma de disputa implantada a partir do ano passado, quando alunos de escolas públicas passaram a competir com alunos de escolas particulares. “É um disparate muito grande esse item do regulamento. O poder público deveria priorizar as escolas públicas, e não o contrário. É óbvio que as escolas particulares saem com uma imensa vantagem sobre as públicas pela própria configuração de cada uma”, reclama.

A competição de xadrez nas Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro será no dia 1º de julho, no Complexo do Maracanã. Já os jogos de badminton acontecem em São João de Meriti, no dia 8 de julho.

Ambas as competições têm o aval das respectivas federações estaduais, a Fexerj e a Febarj, e são de grande importância para a sequência dos seus calendários anuais de eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email