Bombeiros recebem educação 100% on-line durante a pandemia

Bombeiros recebem educação 100% on-line durante a pandemia
Bombeiros recebem educação 100% on-line durante a pandemia

Cerca de 1.500 militares recebem capacitação on-line nas plataformas de Ensino a Distância (EAD) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde março, quando teve início a pandemia do coronavírus. A modalidade, que começou a ser implantada na corporação há quase 20 anos, foi aprimorada e adequada para garantir a manutenção do calendário dos cursos, sem prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem dos oficiais e dos praças, neste momento de exceção.

Tendo em vista as recomendações de distanciamento social da Secretaria de Estado de Saúde, atividades que antes eram realizadas de maneira presencial ou semipresencial passaram a ser oferecidas, temporariamente, de forma totalmente remota em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Hoje, temos seis cursos ativos que utilizam a ferramenta pedagógica – disse o major Sandro Sampaio, comandante do Centro de Educação a Distância (CEAD) do CBMERJ.

Desde 2010, quando a plataforma de ensino a distância do CBMERJ foi criada, mais de 16 mil bombeiros já participaram de cursos regulares e de especialização que contam com módulos on-line.
Desde 2010, quando a plataforma de ensino a distância do CBMERJ foi criada, mais de 16 mil bombeiros já participaram de cursos regulares e de especialização que contam com módulos on-line.

A iniciativa beneficia alunos do Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC), do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) e do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), ministrados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O Curso Superior de Comando (CSBM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), ministrados pela Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM), também tiveram aulas adaptadas ao modelo virtual.

Embora estejamos projetando a volta gradual das atividades do Curso de Formação de Oficiais, os cadetes, por exemplo, seguiram cursando algumas disciplinas do módulo acadêmico, como cálculo, química, direito e mecânica, à distância. A tecnologia é uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem, permitindo flexibilidade de tempo e economia de recursos. O EAD nos possibilita acompanhar a evolução da sociedade e contribui para o aprimoramento permanente dos nossos heróis, garantindo a excelência dos nossos serviços – afirmou o coronel Ricardo Macedo, diretor-geral de ensino e instrução.

Desde 2010, quando a plataforma de ensino a distância do CBMERJ foi criada, mais de 16 mil bombeiros já participaram de cursos regulares e de especialização que contam com módulos on-line. Em 2018, a corporação criou o Centro de Educação a Distância (CEAD/DGEI), inaugurando um Estúdio de Produção Audiovisual voltado para a elaboração de vídeo-aulas complementares às aulas/instruções, reforçando e padronizando a formação dos bombeiros.

A educação a distância também tem beneficiado os alunos dos colégios militares do Corpo de Bombeiros RJ, em Volta Redonda e Miguel Pereira, que estão fechados fisicamente em cumprimento às medidas preventivas contra a Covid-19. Desde março, estudantes e professores usam as mesmas ferramentas já aplicadas nos cursos regulares e de especialização da corporação.

Estamos preservando a saúde de todos os envolvidos e cumprindo o currículo previsto – reforçou o coronel Ricardo Macedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email