A Prefeitura informou que o espaço, por enquanto, está sendo utilizado para outros tipos de eventos. O governo, através do secretário de Cultura, Délcio Freire, alega que a comercialização de filmes é muito cara e que a Prefeitura não pode arcar com as despesas de aquisição dos filmes, sem falar na renovação constante.
A população reclama e lamenta muito o fato. Por outro lado, a Prefeitura anunciou que está buscando parcerias para reativar a parte cinematográfica, o que poderá ocorrer nos próximos 40 dias. Entre as várias negociações, uma delas envolve, conforme o secretário de Cultura, a Secretaria Estadual de Cultura.
O Cine Teatro Edmo Erthal contou com um projeto de reforma que englobou melhoramentos em todo o prédio, mantendo as características históricas da construção. O espaço conta com 300 poltronas, palco multiuso e uma nova tela com projetores modernos. A fachada recebeu letreiros em neon e todas as dependências foram adaptadas para circulação de portadores de necessidades especiais. O prédio abriga, ainda, um museu, onde os visitantes poderão conhecer os antigos projetores do início do século passado, além de outras peças que foram recuperadas.
O prédio esteve fechado por 17 anos, servindo apenas para a realização de missas, enquanto a Igreja Matriz passava por obras. O prédio foi inaugurado em 10 de janeiro de 1954 e guarda parte da história da cidade.