Um concurso diferente, ou seja, no sistema online. Assim está sendo o Festival Municipal de Poesia realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Trajano de Moraes. O regulamento segue um estudo pautado pelo secretário da pasta Eliandro Garcia, e pela equipe pedagógica. O regulamento tem em seus itens algumas particularidades, como por exemplo, fazer o aluno criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita. Através desta ação, acredita-se promover no aluno a poesia e assim valorizar esta expressão literária. Esse é um dos instituídos do Festival Municipal de Poesia nas Escolas – Online.
A atividade acontece no sistema online por conta da Pandemia Covid-19. De acordo com a equipe pedagógica, podem concorrer todos os estudantes matriculados nas Escolas Municipais. “O anúncio do concurso foi feito pelos sites oficiais do município, diretores e professores de forma online. O gênero literário elegível para o efeito deste festival é a poesia em língua portuguesa. A ação tem várias modalidades: 1ª Modalidade: do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental; 2ª Modalidade: do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio”, explicaram.
Os poemas (o campeão em cada categoria por escola participante, conforme o título II do regulamento interno) serão avaliados por um júri nos quesitos: Ideativo (Criatividade), Coerência (Obediência ao Tema), Ritmo (Cadência) e Interpretação, o qual se comprometerá a selecionar e a classificar três poemas (por modalidade) por si escolhidos, classificando-os de melhor poema, segundo melhor poema e terceiro melhor poema.
Caso um dos finalistas autores, de cada município não queira participar da finalíssima, será chamado outro autor de acordo com a classificação na final municipal. Os poemas (o campeão em cada categoria por Escola participante, conforme o título II do regulamento interno) serão avaliados por um júri nos quesitos: Ideativo (Criatividade), Coerência (Obediência ao Tema), Ritmo (Cadência) e Interpretação, o qual se comprometerá a selecionar e a classificar três poemas (por modalidade) por si escolhidos, classificando-os de melhor poema, segundo melhor poema e terceiro melhor poema.
Se por ventura um dos finalistas autores, de cada Escola não queira participar da finalíssima, será chamado outro autor de acordo com a classificação na final municipal. A final geral acontecerá de forma online, apenas no ano de 2020; devido à pandemia nos anos seguintes ela acontecerá conforme os outros anos, de forma intermunicipal. O vencedor de cada categoria por escola deverá enviar um vídeo declamando a poesia para os jurados. Os vídeos não serão divulgados em nenhum site. Os prêmios serão definidos pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
Cada Escola terá uma comissão organizadora. Os poemas serão pré-selecionados pelos professores de português ou de produção textual ou de outra modalidade de cada turma.
O envio das poesias para Secretaria Municipal de Educação de verão ser feitos até o dia 30 de Setembro.