Prédio histórico da Câmara de Cantagalo ameaça cair

Prédio histórico da Câmara Municipal de Cantagalo
Prédio histórico da Câmara Municipal de Cantagalo

Quem passou lado do prédio por onde funcionou por muitos anos a Câmara Municipal de Cantagalo, percebeu que dias atrás haviam alguns cones que impediam que as pessoas circulassem pela calçada. Era um aviso de que parte do local pode cair.

Este prédio, que teve sua última reforma e ampliação realizada pelo então presidente do Legislativo, o vereador Heitor Purger, é um registro histórico do município. A sua concepção inicial, onde por muitos anos funcionou como hotel, é uma referência na entrada da cidade.

O atual vereador João Bosco já conseguiu com o deputado federal Glauber Braga uma verba no valor de R$ 700 mil para restauração do local, mas que ainda não foi concretizada.

Nas redes sociais, a questão do abandono do prédio tem sido muito criticada. “Pena estar abandonado! Poderia ser a Casa de Cultura com diversos segmentos: anfiteatro, sala de projeção para filmes, espaço com obras literárias, obras de artes, recepção com atendimento especializado incluindo folders com os pontos turísticos, mapas, datas e horários para visitação, espaço com artesanatos e lembranças de Cantagalo para venda”, afirmou Solange Marice Cabral Figueira.

Elaine de Oliveira Brit defende uma campanha. “Vamos fazer campanha na internet pra virar uma Casa de Cultura”.

Eu não entendo muito bem isso. Estão pagando aluguel em outro lugar e acho eu, que não tem obra nenhuma de restauração. Afinal, é um patrimônio histórico que ainda resta em nosso município”, questiona Marildo Fernandes, se referindo que a Câmara paga aluguel em outro local para funcionar.

O prédio da Câmara de Cantagalo foi fundado em 1902.
O prédio da Câmara de Cantagalo foi fundado em 1902.

No ano passado, representantes do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) fizeram uma visita técnica ao prédio histórico da Câmara Municipal de Cantagalo. A visita teve como principal objetivo instruir o processo de tombamento federal da Câmara e averiguar as condições do bem para que o órgão de patrimônio emita parecer, dentro do conjunto de ações para a viabilização da Emenda Parlamentar no valor de R$ 700 mil, de autoria do deputado federal Glauber Braga, visando à restauração do imóvel. Então foi dada entrada no protocolo de solicitação de intervenção junto ao Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), que é uma condição necessária para, quando o recurso for empenhado e o processo licitatório for concluído, as obras possam começar.

O prédio da Câmara de Cantagalo foi fundado em 1902. É uma construção de 1880, do século XIX, e começou funcionando como Hotel Friaux. Ali também funcionou durante muitos anos a sede da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores. Na administração do prefeito Wilder Sebastião de Paula, foi construída a sede do Executivo Municipal, e a Câmara Municipal continuou funcionando no prédio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email