Foi realizado, no Rio de Janeiro, de 20 a 23 de julho, no Hotel Windsor Atlântica de Copacabana, um encontro de autoridades municipais, estaduais e internacionais da área de previsão de deslizamento de terras e desastres ocasionados por fortes chuvas. O objetivo do simpósio foi levar as defesas civis municipais do Estado do Rio capacitação e instruções para prever, com antecedência, catástrofes climáticas.
De Trajano de Moraes, estiveram presentes o secretário municipal de Defesa Civil, Paulo Sérgio Ribeiro, e o colaborador voluntário Philipp Weig, que, por dois dias, participaram do evento. Do encontro, participaram o secretário estadual da Defesa Civil, Sérgio Simões; a secretária estadual do Ambiente e presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos; o tenente-coronel Márcio Mauro Motta, que responde como subsecretário da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de autoridades da Suécia, Porto Rico e Itália.
O encontro foi importante para Trajano de Moraes, que, a partir de agora, poderá receber mais recursos tecnológicos, como mapeamento integral das áreas de risco. Com isso, o município ganhará um sistema de previsão meteorológica rápido e eficaz, no qual o cidadão poderá ser avisado, com antecedência, sobre a ocorrência de fortes chuvas, enxurradas, alagamentos ou escorregamentos de terra. “Vamos receber, nos próximos dias, técnicos estaduais, como geólogos, para realizar mapeamentos. Eles estarão munidos da mais alta tecnologia para a prevenção de desastres naturais”, enfatizou o secretário Paulo Sérgio.
Para isso, os cidadãos terão que cadastrar seus celulares das operadoras Vivo, TIM e Oi enviando mensagem de texto com a sigla DCRJ para o número 4000. No caso dos clientes da operadora Claro, a mensagem de texto deverá ser enviada para o número 889, com a sigla DCRJ. Após a confirmação no sistema com a palavra ‘Sim’, estarão habilitados a receber informações preventivas de chuvas. Além disso, um mapeamento será realizado a partir de 13 de agosto.