Equipe do Madalena fica com o título da categoria sub-15
Terminou sábado passado, 18 de agosto, mais uma edição da Copa do Calcário, competição que está em sua décima edição e que é organizada pela Secretaria de Esportes de Macuco.
Como prevê o regulamento, as semifinais e finais foram realizadas no Estádio Dr. Mário Freire Martins, do Macuco Esporte Clube (MEC).
No sábado, dia 18, lá estavam os meninos do Cordeiro para enfrentarem os de Macuco e decidirem quem seria o campeão na categoria Pré-Mirim. Com a bola rolando, o Projeto Golaço de Cordeiro saiu vencedor com um gol do camisa 10, o atacante Nichollas, que escorou de cabeça um cruzamento vindo de uma cobrança de falta feita pelo lateral (camisa 6) Marlon.
Em seguida, entraram em campo os garotos da categoria Mirim. Novamente, o Projeto Golaço de Cordeiro estava representado pela molecada até 13 anos, que tinha pela frente os garotos do Country SAF, de Nova Friburgo. Bola rolando e o placar ficou igual em todo o primeiro tempo, só sendo alterado durante a última etapa com um gol de pênalti cobrado e convertido por Igor (camisa 8); com outro gol muito bonito do lateral Nhayson, pegando de fora da área, numa batida de chapa para encobrir o goleirinho; e com o terceiro e último do incansável Luís Cláudio (camisa 9), que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol uma sobra de bola dentro da pequena área.
O jogo de fundo e último da manhã foi na categoria sub-15, entre os times de Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes, com o time da terra de Dercy Gonçalves saindo vencedor pelo placar de 2 a 0, ficando com o troféu de campeão de 2012.
Vale destacar o trabalho do professor Pablo Caetano com o Projeto Golaço, junto ao Cordeiro Futebol Clube, o que levou o clube a já estar colhendo os frutos dessa parceria: é bicampeão do Calcário de Escolinhas na categoria sub-13, tendo o melhor goleiro, Carlos Adriano, e o lateral Nhayson como vice-artilheiro. Na Pré-Mirim, o Projeto Golaço, de Cordeiro, ficou com os troféus de campeão, de melhor goleiro, de artilheiro – Marcos Vinícius, o Bebê, que marcou 15 gols -, e com o vice-artilheiro Tito, com seis gols.
Sem tirar o brilho da garotada do Projeto Golaço, de Cordeiro, o professor Pablo, habilmente, soube se aproveitar da ausência do Cantagalo Esporte Clube (CEC), que, este ano, mesmo como clube fundador do Campeonato do Calcário, pela primeira vez ficou de fora da competição.
Como isso, Pablo Caetano levou logo três jogadores para compor seu elenco: o lateral direito Nhayson, o lateral esquerdo Gabriel e o meia Igor.
Alguns fatos desagradáveis puderam ser notados na cerimônia de encerramento. A falta de esportividade de alguns clubes, casos do Santa Rita, de Euclidelândia, terceiro distrito de Cantagalo, e do Country SAF, de Nova Friburgo, que, derrotado em campo, não ficou para receber a premiação pelo vice-campeonato.
Calcário – O Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol é o maior revelador de craques da região. A competição, organizada pela Prefeitura de Macuco, acontece uma vez por ano e conta com participação de vários times de diversos municípios da região. Ano que vem, os organizadores não só prometem mais uma edição, mas com melhorias e participação de maior número de equipes.