A gravação foi parte de uma série sobre qualificação profissional e o problema enfrentado para encontrar mão de obra para suprir as necessidades do mercado. Foram três reportagens. Em uma delas, o projeto de Cantagalo exemplificou iniciativas de empresas que buscam qualificar seus profissionais.
As entrevistas aconteceram na fábrica da Votorantim Cimentos e no Colégio Cenecista Santa Mônica, em Cordeiro, local em que acontecem as aulas do Projeto Evoluir. Alguns alunos do curso e profissionais da empresa concederam entrevistas contando um pouco da importância dessa oportunidade e do investimento na formação dos futuros profissionais.
O curso gravado para a matéria do JN foi o de técnico em mecânica, que começou em junho de 2011 e sua conclusão está prevista para dezembro de 2012. São 26 jovens que frequentam aulas diárias, das 19h às 22h, durante 18 meses, em busca de uma qualificação profissional técnica para atender as exigências do mercado de trabalho.
Todos os alunos passaram por uma seleção com prova, entrevistas e visitas domiciliares, para conquistar a vaga e participar do curso. A Votorantim Cimentos também desenvolve o Projeto Evoluir nos estados de Sergipe, Ceará, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Em 2011, foram beneficiados cerca de 330 jovens, sendo que a empregabilidade média das turmas foi de 72%. Em Cantagalo, a empresa já contratou três dos alunos da turma atual.
A Votorantim Cimentos é corresponsável pelo desenvolvimento sustentável de todas as localidades em que atua. No município de Cantagalo, o Projeto Evoluir começou em 2008 e já formou cerca de 50 alunos em eletrotécnica e mecânica.
Responsabilidade social – Além do Evoluir, a Votorantim implantou o Conselho Comunitário em Cantagalo, um canal permanente de comunicação e relacionamento entre a empresa e as lideranças da comunidade. Este ano, o projeto ‘Ouvir para Crescer’ também foi implantado no município de Cantagalo. Destinado a alunos de escola pública, a iniciativa visa democratizar o acesso a música de qualidade, valorizar os músicos locais e incentivar a iniciação musical. A previsão é que quatro mil estudantes sejam beneficiados.
Em 2012, a Votorantim vai investir R$ 9 milhões em ações sociais no Brasil. São 28% mais que em 2011, quando completou 21 projetos de qualificação em construção civil no país.