Apenas Bom Jardim e Nova Friburgo atingem meta da rede municipal

Além disso, a rede estadual de ensino bateu as metas propostas para 2011 nos anos iniciais em Bom Jardim e Carmo. Nos ano finais, as escolas administrados pelo Governo do Estado alcançaram ou ultrapassaram as metas em Cantagalo, Carmo, Macuco, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.

E o melhor resultado da região apareceu em Trajano de Moraes. Apesar de não ter cumprido as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2011 – que era de 6,1 –, a rede municipal trajanense alcançou nota 5,6 nos anos iniciais. A rede estadual de Carmo também alcançou a nota 5,6, mas conseguiu alcançar a meta, que era de exatos 5,6.

Entre os piores resultados estão Duas Barras, com nota 3,3 da rede municipal nos anos finais, que tinha meta de 3,9, além de Cantagalo, com nota 3,9 nos anos iniciais da rede de administração do Governo Municipal, distante da meta de 4,2. Na rede estadual, os piores resultados foram de Bom Jardim, com 3,5 nos anos finais, cuja meta era de 4,1 e de Cordeiro, com 3,9 (meta de 4,2) e Nova Friburgo, também com 3,9 (meta de 4,3).

Na região, o pior resultado já registrado foi do Ideb de 2007 da rede estadual em Bom Jardim, nota 3. Já os melhores resultados foram coletados no primeiro ano de avaliação do índice pelo MEC, referentes ao ano de 2005, em Trajano de Moraes com nota 8,5 e em São Sebastião do Alto (nota 7,8), ambos na rede estadual de ensino, considerados alguns dos melhores do Brasil, mas que ainda não se repetiram.

As metas foram traçadas de acordo com os resultados do ano de 2005 visando alcançar a média de 6 a nível nacional até 2021 nos anos iniciais e de 5,5 para os anos finais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email