Nível de produção das indústrias do Centro-Norte Fluminense registra recorde em setembro

Indústria

A atividade produtiva das indústrias do Centro-Norte Fluminense bateu recorde de produção em setembro, conforme mostra a Sondagem Industrial divulgada pela Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-RJ). O indicador de nível de produção, que mostra o desempenho da indústria, alcançou 67,7 pontos — maior valor da série. As empresas da região já vinham apresentando resultados positivos desde julho, após intensa queda nos meses de maior impacto da pandemia da Covid-19.

O resultado do trimestre influenciou positivamente o indicador de número de empregados, que também registrou em setembro sua máxima histórica (56,6 pontos). Com isso, a utilização da capacidade instalada chegou a 72%, acima da média de 67,4%. O nível de estoques de produtos finais teve 41,7 pontos e ficou abaixo do planejado pelos empresários para o mês (42,7).

Neste contexto, as empresas registraram melhoras significativas na situação financeira (42,4) e na margem de lucro (41,7), colocando os resultados acima da média regional, mas ainda abaixo do ideal. O acesso ao crédito (32,5 pontos) segue sendo um problema na visão dos empresários, mesmo com avanço de 17,5 pontos no indicador de um trimestre para outro.

O cenário faz com que os empresários superem o pessimismo visto no primeiro trimestre de 2020 e, planejem melhores momentos para a indústria no fim do ano e início de 2021. Eles acreditam na contratação de empregados (57,6), como reflexo do aumento da demanda por produtos (62,9), da compra de matéria-prima (65,2) e da retomada das exportações (53,6). Porém, incerteza com o quadro político e econômico brasileiro e no avanço do novo coronavírus, devem limitar novos investimentos (43,9).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email