Prefeitura quer viabilizar projeto ainda este ano
Com o objetivo de criar um ambiente seguro e saudável para as empresas se instalarem no município, a Prefeitura de Nova Friburgo busca parcerias para tirar do papel o projeto do Distrito Industrial, localizado em Conquista. Para selar essas parcerias, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke, está no Rio de Janeiro, esta semana, para se reunir com membros da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial) com o intuito de conseguir financiamentos para os empresários interessados. Boueke tenta, ainda, parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Segundo o secretário, foi realizado um levantamento junto à Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) constatando que aproximadamente 25 empresas do município teriam interesse na mudança, pois estão situadas em áreas de risco. A Secretaria do Meio Ambiente já fez o levantamento da área para a construção do Distrito Industrial – no distrito de Conquista, próximo à Queijaria Escola.
– Estamos querendo buscar maneiras, alternativas de facilitar os empreendedores de Nova Friburgo a se realocarem, realocar os negócios em um distrito industrial que nós estamos estruturando. O custo para transferência de uma indústria é muito alto, além da necessidade do industriário precisar manter a sua rotina, a sua produção, ele ainda tem que parar, construir e mudar o seu maquinário para uma nova instalação. Para isso, estamos indo ao Rio de Janeiro, vamos ter uma reunião com a Conceição Ribeiro, presidente da Codin, que é um órgão de fomento à indústria, tentando buscar linhas de financiamento para esse pessoal poder fazer essa mudança em condições competitivas – revelou Carlos Boueke.
O objetivo do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico é voltar do Rio de Janeiro com alguma parceria de financiamento para apresentar aos empresários locais.
Caso alguma empresa demonstre interesse no Distrito Industrial, pode entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico pelo telefone (22) 2523-9206 ou com a Representação Regional do Centro-Norte Fluminense da Firjan pelo telefone (22) 2523-6350.