Segundo a professora Jaqueline Seabra, o objetivo do projeto é oferecer aos alunos, professores e à população um ambiente de educação informal, onde o visitante terá um contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência.
Jaqueline Seabra também disse que a ideia de trazer o evento partiu da secretária de Educação, Albina Amaral, que, numa reunião sobre a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro, conheceu o projeto escolar. “O que vai acontecer em Cordeiro é uma proposta ousada, mas, por termos um grande parque de eventos no Centro da cidade, vamos inovar com esta Caravana da Ciência” disse Jaqueline Seabra, animada com o projeto.
Já a secretária Albina do Amaral Salgado diz que o evento tem total apoio do prefeito Sílvio Daflon. Os alunos terão contato com uma equipe de 15 monitores que farão, ao vivo, demonstrações e experimentos, assim incentivando e divulgando experiências das áreas de ciências, física, matemática e biologia. Cerca de 2,4 mil alunos de Cordeiro participam do projeto, que está na cidade desta terça-feira, dia 28, até esta quinta-feira, dia 30 de agosto, no Parque de Exposições Raul Veiga, nos horários de 9h às 12h e das 13h às 17h.
Para os alunos que estudam à noite, a Secretaria de Educação informou que, nesta quarta-feira, dia 29, a carreta estará aberta para atender aos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde uma tenda com planetário móvel e potentes equipamentos estarão à disposição dos alunos para observarem o sistema solar.