Desfile de 7 de setembro homenageia ex-maestro Edson Magliano

O desfile foi aberto pela Sociedade Musical 15 de Novembro e pelo pelotão, que portava o pavilhão das bandeiras do município, do estado e a brasileira. O pavilhão foi portado pela Associação dos Experientes de Cantagalo (Assexca). Em seguida, servidores da Secretaria de Educação e o Rotary Club de Cantagalo.

Antes da sequência dos desfiles, uma homenagem especial parou a apresentação. A Secretaria de Educação rendeu considerações ao professor e músico Edson Magliano, falecido aos 60 anos, no último dia 5 de agosto, em Niterói, onde morava atualmente. A família, representada pela filha Vívian Mendes Magliano, recebeu uma placa em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no município, onde Edson Magliano passou a maior parte de sua vida e constituiu família, apesar de ter nascido em Nova Friburgo. A viúva, professora Leyla Mendes, chegou mais tarde e participou do restante dos desfiles.

Edson Magliano, que também foi homenageado no desfile do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, comandou, por vários anos, várias fanfarras em Cantagalo e Nova Friburgo, além de ter promovido, na década de 1980, ao lado do jornalista Célio Figueiredo e do servidor municipal Silnei Huguenin, vários festivais da canção em Cantagalo. Também trabalhou na fábrica de cimento Alvorada (hoje Holcim), Tiel Shop Eletromóveis, Cooperativa Agropecuária de Cantagalo (Coopac) e Laticínios Sertões.

Na avenida, foram 13 unidades de ensino. Dessas, duas estaduais: os colégios Maria Zulmira Torres e Lameira de Andrade; duas particulares: Centro Educacional de Cantagalo (Ceduc) e Colégio Euclides da Cunha; e nove municipais – Francisca Pinheiro Teixeira (Centro), Dacyr José Ribeiro (São José), Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio), Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo), Alcides Afonso Carvalhaes (Novo Horizonte), Cel. Manoel Marcelino de Paula (São Sebastião do Paraíba), Lameira de Andrade (Centro), João Nicolau Filho (Triângulo) e de Acompanhamento Professor Antônio José Pires da Rocha (Centro), que também abriga o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), mantido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email