A festa de Monnerat contou com parceria do Governo do Estado e teve como ponto alto o show da consagrada banda Biquini Cavadão, que, com mais de 27 anos de carreira, ainda demonstra muita vitalidade, tendo atraído uma verdadeira legião de jovens fãs, que, a exemplo de seus pais, ainda curtem o bom e velho pop/rock do grupo.
Com mais de duas horas de apresentação ininterrupta, o vocalista do Biquini Cavadão, Bruno Gouvêa, comandou a banda com bastante desenvoltura, relembrando antigos e consagrados sucessos, como ‘Vento, Ventania’, ‘Zé Ninguém’, entre outros, que, no seu entender, “ainda são músicas de sucesso por serem muito atuais, num país onde, apesar das inúmeras mudanças, ainda se fala em mensalão, corrupção, desvio de verbas e outros acontecimentos”.
Relembrando o eterno parceiro Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, que deu nome à banda e pelo qual o grupo tem muito carinho, Bruno Gouvêa, que soube interagir o tempo todo o público, encerrou a apresentação abraçado com os companheiros de palco, fazendo questão de agradecer aos bibarrenses e visitantes, além das lideranças do município, por escolheu a banda para estar presente na festa da padroeira.
Além de Biquini Cavadão, também se apresentaram a banda Cuca Livre. A festa contou, ainda, com a presença das bandas de música gospel Comunidade Servir e Hesad, além de Herdeiros do Forró. A festa foi encerrada com a dupla regional Cesário Ramos & Gabriel.
Outro destaque dos festejos comemorativos à festa da padroeira foi o desfile cívico alusivo ao Dia da Independência, coordenado pela Secretaria de Educação, que garantiu a presença de inúmeras escolas de Duas Barras e do distrito de Monnerat, bem como entidades que fizeram questão de participar do desfile, a exemplo da Sociedade Pestallozzi, que homenageou seus fundadores e benfeitores, como o casal Magdalena e Geraldo Miglhorance e a senhora Marlívia Dória.
A programação religiosa foi aberta com a realização da alvorada e o repicar dos sinos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, localizada na praça do Centro de Monnerat.
A noite seguiu com a celebração da missa solene, presidida pelo padre Benedito Ortiz, seguida de procissão e coroação da padroeira, um dos importantes rituais da Igreja Católica.
Na programação esportiva, o destaque ficou por conta da realização do clássico que reuniu as equipes das categorias master do Botafogo e do Monerá, com a participação, ainda, das escolinhas de futebol da sede e do segundo distrito.
Na sequência, aconteceu o passeio ciclístico pelas principais ruas de Monnerat e a oitava edição da Trilha da Independência, com participação de trilheiros de toda a região.
Tradicional na região, a festa da padroeira de Monnerat atrai público de todos os municípios da região. Apesar de, este ano, coincidir com a realização da Exposição Agropecuária de Macuco, a festa foi coroada de sucesso e superou todas as expectativas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, principal responsável pela organização.
O evento foi acompanhado, o tempo todo, pelo prefeito Antônio Carlos (PMDB) e pelo secretário de Cultura e Turismo, Ailton Táboas.