Alex Vieitas lança livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’ em Cantagalo

Autor também quer lançar a obra em Canudos (BA), cenário da história contada em ‘Os Sertões’

A Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo, foi palco do lançamento do livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’, de autoria de Alex Vieitas, na noite do último dia 22 de setembro. O evento cultural lotou o auditório da Casa, sendo prestigiado por diversos setores da sociedade.

A noite foi aberta pela diretora da Casa de Euclides da Cunha, professora Fany Pinheiro Teixeira Abrahim, que apresentou e destacou o envolvimento do autor no movimento euclidiano. Em seguida, Alex Vieitas agradeceu a presença de todos e homenageou a Casa de Euclides da Cunha com a doação de vários exemplares de seu livro para acervo da Casa e para distribuição aos visitantes do Museu de Euclides da Cunha. Foram feita homenagens à professora Amélia Thomaz, que foi a primeira diretora da Casa; a Edmo Rodrigues Lutterbach, escritor e grande euclidiano e ex-presidente das academias Fluminense e Cantagalense de Letras; ao professor Adelino Brandão, do Ciclo de Estudos Euclidianos; e ao representante da família de Euclides da Cunha, Joel Bicalho Tostes.

Visivelmente emocionado, Alex Vieitas convidou a família do professor Rodrigo de Lucas Martins, diretor do Geac (Grupo Euclidiano de Atividades Culturais), falecido em janeiro deste ano, para receber homenagens pela dedicação de Rodrigo ao movimento euclidiano. O livro é dedicado a Rodrigo, que, além de euclidiano, foi amigo de infância do autor.

O professor Jader Vieitas, pai do autor, fez uma bonita homenagem e, em seguida, Fernanda Bruni leu a biografia euclidiana do autor, contando, em detalhes, os mais de 20 anos de engajamento de Alex Vieitas ao euclidianismo.

Marcos Longo, diretor do Geac, discursou sobre o grupo e os jovens maratonistas e euclidianos foram convidados à frente do auditório para que todos os convidados pudessem conhecer as pessoas que fazem o movimento euclidiano ser perene. Também discursou o trovador e poeta cantagalense Heloysio Teixeira.

Para encerrar, Alex Vieitas acrescentou, antes de autografar os livros, que ele não iria vender o livro, mas presentear os presentes com um exemplar da sua obra. E reafirmou que vai doar o livro às bibliotecas das escolas do município de Cantagalo.

O livro, que teve tiragem de mil exemplares, serve de fonte de pesquisa para estudantes, professores e estudiosos da obra euclidiana. A obra é formada por artigos escritos pelo autor ao longo de seus mais de 20 anos de euclidianismo e conta desde a biografia de Euclides da Cunha, passando pela Guerra de Canudos, um resumo do livro ‘Os Sertões’, contando também um pouco da história de Cantagalo e do euclidianismo na cidade, além de vários artigos. É composto de fotos coloridas, que ilustram as narrações.

Alex Vieitas é formado em administração de empresas, com pós-graduação em gestão empresarial; é professor do Ciclo de Estudos Euclidianos da Semana Euclidiana e presidente do Geac, além de membro do Conselho Consultivo e do Comitê Executivo do Projeto 100 Anos sem Euclides.

O autor também esteve em Canudos (BA), local da narrativa de Euclides da Cunha, em duas oportunidades, para pesquisas e palestras.

Segundo Alex Vieitas, seu próximo objetivo é lançar o livro na cidade baiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email