A votação de Saulo Gouvêa (PT) em Cantagalo atingiu 10.491, ou seja 79,9% do eleitorado de 16 mil. Os dois candidatos de oposição – Roger Noronha (PCdoB) e Fábio Motta (PDT) – não chegaram a três mil votos. Em 2008, a diferença de Guga de Paula sobre Geraldo Guimarães foi de 3.763 votos. Agora, a diferença de seu grupo político chega a 8.379 votos. O resultado demonstrou que a oposição não se preparou para disputar o pleito e fortalece Guga de Paula, que conseguiu duas vitórias próprias e ainda elegeu sucessor, com três eleições consecutivas.
Prisões na eleição
O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, informou que o efetivo de 50 mil homens das forças de segurança estadual e federal levou à detenção em flagrante de 758 pessoas, sendo seis candidatos. Na eleição de 2010, houve 145 detenções, entre as quais a de três candidatos. Também pela primeira vez, o Rio de Janeiro encerrou a totalização dos votos do primeiro turno no mesmo dia da votação.
O novo venceu
A vitória de Cármod Bastos (PT) em São Sebastião do Alto, derrotando o ex-prefeito e atual vice-prefeito Antônio Segalote (PP), foi um dos fatos mais marcantes do pleito eleitoral na região. O jovem engenheiro Cármod Bastos, iniciante na política, derrotou o político experiente, já com três mandatos e com sucessores durante 24 anos, demonstrando que o povo está à procura de novas lideranças.
Leilão
O leilão de parte da Fazenda do Gavião, em Cantagalo, previsto para o último dia 4 ou o próximo dia 18 de outubro, caso não haja licitantes, determinados pela ação civil pública do Ministério Público do Trabalho, pode ser suspenso.
Ainda não há nada confirmado pela Justiça Trabalhista, já se cogita que uma parte interessada da família proprietária do imóvel teria entrado com uma ação pedindo a suspensão do leilão.
Eleição em Friburgo
A eleição em Nova Friburgo foi muita disputada entre os três candidatos. A ex-prefeita Saudade Braga (PSB), que no início da campanha era considerada favorita, foi superada no final da campanha pelos candidatos Rogério Cabral (PSD) e Jairo da Wermar (PHS). O deputado estadual Rogério Cabral conseguiu 37.962 votos e irá assumir a Prefeitura friburguense em janeiro de 2013. Jairo teve 35.033 votos e Saudade obteve 25.496 votos.
A felicidade do “Cabeça Branca”
Quem deve estar feliz da vida com a política em Cantagalo é o ex-prefeito Wilder de Paula. Também tem motivos para isso. Depois de ser prefeito do município por dois mandatos, aliás, considerado um dos melhores da região na época, principalmente por suas realizações e honestidade com a coisa pública, viu seu filho Guga de Paula concluir o segundo mandato com altos índices de aprovação, e, agora, tem seu ex-secretário de Saúde (segundo mandato), Saulo Gouvêa, eleito prefeito com mais de 10 mil votos, com apoio de seu filho Guga de Paula.
Nível superior
Dos nove prefeitos eleitos na região, sete têm nível superior. Os prefeitos eleitos Félix Lengruber (PMDB), Alex Leitão (PMDB), Paulo Barros (PMDB) e Salomão Lemos (PR) são médicos; Saulo Gouvêa (PT) é dentista; Carlinhos Gomes (PSDB) é médico veterinário; Cármod Bastos (PT) é engenheiro de produção. Apenas os prefeitos de Carmo, Odir Ribeiro, e de Nova Friburgo, Rogério Cabral, não possuem curso superior.
Eleitos do PMDB
O PMDB fluminense elegeu 22 prefeitos, seis vice-prefeitos e conquistou outras 11 prefeituras como parte da coligação vencedora nas eleições municipais, totalizando 39 vitórias nas disputas majoritárias. O partido elegeu, ainda, 174 vereadores em 82 municípios. O número de prefeitos ainda pode aumentar com a disputa do segundo turno nos municípios de Volta Redonda, Petrópolis, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Guga já admite ser candidato a deputado
O prefeito de Cantagalo, Guga de Paula (PP), durante entrevista à Rádio 94 FM, defendeu a eleição de um representante da região para defender os interesses de todos os municípios. Seu nome está sendo cogitado como possível candidato a deputado nas próximas eleições, inclusive, sugerido pelo vice-governador e candidato a governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
Além de Guga de Paula, o ex-prefeito de Bom Jardim, atual subsecretário estadual, Affonso Monnerat, também é citado como candidato a deputado estadual.