Saiu a autorização do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para que a Prefeitura de Cantagalo execute as obras de construção de um muro de contenção na Rua Vereador Francisco Eugênio Vieira, no Centro da cidade (entre a rodoviária e o bairro Triângulo). O investimento deverá ultrapassar os R$ 800 mil, recursos conseguidos junto ao Ministério da Integração Nacional. O muro vai preservar a estrutura dos prédios acima (Avenida Rodolfo Tardin), colocados em risco desde as chuvas de janeiro de 2007.
Nova licitação
A Prefeitura de Nova Friburgo abriu processo de licitação para contratar mais uma empresa de ônibus para a cidade, sob o regime de concessão pública. O processo vai acontecer no próximo dia 20 de novembro. A nova empresa atuaria no terceiro lote de concessão do serviço de transporte público. O processo é na modalidade concorrência, o que impede que a atual empresa, a Faol, participe.
Cotado
O advogado e ex-bancário Fábio Motta é cotado para assumir cargo na administração do prefeito eleito Salomão Gonçalves (PR), em Cordeiro. Fábio Motta foi candidato a prefeito de Cantagalo, ficando em terceiro lugar, mas já exerceu a função de vice-prefeito por dois mandatos. Ele também foi secretário de Agricultura de Cantagalo no primeiro governo de Guga de Paula (PP), e gerente da Caixa na cidade.
Levantar o bueiro
Os moradores e os motoristas que circulam na Rua Maria Zulmira Torres, em Cantagalo, pedem às autoridades mu-nicipais para consertar o nível do bueiro, que ficou abaixo do asfalto colocado na pista, no trecho acima do asilo Visconde de Pinheiro, prejudicando o trânsito de veículos no local.
Nos horários de 7h, 12h e 17h, maior trânsito de veículos por causa do horário escolar, o perigo é maior.
Encontro Espírita
A Sociedade Espírita Jesus Escola (Seje) promove, neste final de semana – 19 a 21 de outubro -, o 19º Encontro Espírita de Cantagalo, que será realizado na sede da entidade (Rua Nilo Peçanha, 183 – Centro). Haverá exposição e venda de livros espíritas. Serão três palestras: na sexta, dia 19, Aldo Esteves (Nova Friburgo); no sábado, dia 20, Mônica Monteiro (Rio de Janeiro); e, no domingo, dia 21, Janice Sampaio (Nova Friburgo). A entrada é franca.
‘Encontro com os Eleitos’ em Cantagalo
O vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, confirmou participação no ‘Encontro com os Eleitos’, em Cantagalo, quando fará palestra sobre sua experiência de ex-prefeito do município de Piraí. Estão sendo convidados nove prefeitos, nove vice-prefeitos e 101 vereadores eleitos no último dia 7 de outubro para o encontro, promovido pelo JORNAL DA REGIÃO.
Pezão é formado em economia e administração de empresas e foi vereador e prefeito do município de Piraí. Atualmente, exerce a função de coordenador de Projetos e Obras de Infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro.
Presidência
O ex-candidato a vereador Júlio Vidal conseguiu 223 votos na eleição passada, empatando com Gildomar Bard da Silveira, ambos do PT.
Júlio Vidal é de Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, e está sendo cogitado para assumir a presidência do PT no município. Atualmente, o partido é presidido por Rozimar Robadey. O prefeito eleito de Cantagalo, Saulo Gouvêa, também é filiado à sigla.
Especulações
Especula-se que, pelo menos, três secretários municipais do governo Guga de Paula (PP) devam permanecer no futuro governo de Saulo Gouvêa (PT): o economista Márcio Longo (Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico); a atual primeira-dama, Jussara Figueira de Paula (Secretaria Municipal de Assistência Social); e Ângelo Machado (Secretaria Municipal de Administração).
500 pneus foram retirados do Rio Bengalas
A concessionária de água e esgoto da cidade de Nova Friburgo, Águas de Nova Friburgo, teve a iniciativa de recolher os pneus no Rio Bengalas. No último mês, 20 pessoas trabalharam para retirar aproximadamente 500 pneus do rio.
A ideia é liberar mais espaço para o curso d’água e conscientizar a população de que o rio não é lixeira. A campanha vai continuar na cidade. Segundo informações da concessionária, o lixo nos rios pode trazer consequências graves para a população. A borracha dos pneus, por exemplo, leva até 600 anos para se decompor na natureza.