Cinco mulheres na Câmara Municipal de São Sebastião do Alto

A participação feminina nas eleições proporcionais cresceu com a chegada da nova Constituição Federal, em 1988, mas se consolidou ainda mais por força da mudança na legislação, introduzida pela minirreforma eleitoral aplicada no ano de 2009 (Lei 12.034/2009), que obrigou os partidos e coligações a preencherem 30% das vagas nas chapas proporcionais com candidatos de um dos sexos. Antes, a lei considerava que partidos e coligações reservariam 30% das vagas para candidatos de um dos gêneros.

CANTAGALO – As eleições deste ano fizeram Cantagalo se superar quando o assunto é representação feminina no Legislativo. O município, de vez em quando, elegia uma mulher para a Câmara Municipal, mas, desta vez, serão duas: Renata Huguenin (PSC), reeleita, e Manoela do Paraíba (PHS), eleita pela primeira vez.

CORDEIRO – O município de Cordeiro continuará com uma mulher na Câmara. Sai Maria Helena Coelho Pinto (PSB), que concorreu à Prefeitura e ficou em terceiro lugar, e entra Jussara Barrada (PTB), a mais votada.

Nos demais municípios onde circula o JORNAL DA REGIÃO, serão, a partir de 2013, outras quatro parlamentares: Leda Martins (PCdoB), em Bom Jardim; Vanderléia Lima (PRP), em Nova Friburgo; Célia Curty (PV), em Carmo; e Michelle Bianchini (PMDB), em Macuco.

Em Bom Jardim, também haverá substituição, saindo Simone Capozi para a entrada de Leda Martins. Nova Friburgo, que não tem representante feminina no Legislativo atualmente, passará a contar com Vanderléia Lima. Duas Barras continuará sem mulher na Câmara. Trajano de Moraes perdeu, pois, atualmente, tem Ada Diniz e, agora, não elegeu nenhuma mulher. Já Macuco saiu ganhando, já que elegeu Michelle Bianchini e, atualmente, não há mulher no Legislativo. Finalizando, o município de Carmo também passou de uma para duas mulheres. Atualmente, conta com Célia Curty, que foi reeleita. A outra voz feminina na Câmara da cidade será Rita Estefânia  Cabral, a Faninha (PSD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email