Para marcar o Dia Nacional da Cultura, comemorado segunda-feira passada, 5 de novembro, a Secretaria de Cultura de Cantagalo realiza, neste sábado, dia 10, das 9h às 14h, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro da cidade, a Feira de Artesanato de Cantagalo. A última edição do evento foi realizada no dia 23 de setembro e foi um grande sucesso.
De acordo com o assessor de Cultura, o vereador eleito Rafael Carvalhaes, o objetivo é dar oportunidade a artesãos do município de exporem seus trabalhos, compartilhar seus talentos e, de quebra, ganhar um dinheirinho, seja negociando seus produtos na hora ou garantindo encomendas futuras. Na última edição, em 23 de setembro, foram centenas de itens artesanais expostos no local.
Para a secretária municipal de Cultura, Darlene Machado, mais do que o artesanato exibido, a feira mostra a diversidade cultural de Cantagalo. “Queremos, também, mesclar uma apresentação que torne a feira um pouco dessa diversidade imensa de nosso país. Estamos nos aproximando desses artesãos e os incentivando a confeccionar lembranças de Cantagalo para nossos visitantes, que, muitas vezes, procuram e não as encontram”, disse Darlene Machado, acrescentando que a intenção também é tornar a feira, além dos aspectos culturais, um evento econômico, gerando renda aos profissionais.
Entre guloseimas doces e salgadas (parte gastronômica), pinturas, trabalhos manuais em tecido e linha, entre outros, a feira também contará com trabalhos que representam um incentivo a projetos sociais e ecologicamente corretos aplicados em áreas carentes, como os que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no bairro Novo Horizonte, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e do projeto ‘Nem Luxo, Nem Lixo’, uma parceria entre o Instituto Holcim e a Associação de Moradores do Bairro São José, com apoio da Prefeitura, onde é fabricado, à base de óleo de soja usado, o sabão ecológico, que tem feito um grande sucesso na região e destacado o trabalho artesanal de várias famílias do bairro.